O País – A verdade como notícia

Nampula terá mais de 3 mil observadores nacionais

Foto: O País

Mais de 3 mil observadores nacionais já foram credenciados em Nampula para as eleições de 9 de Outubro. O número ainda pode aumentar, uma vez que ainda há mais por credenciar. Por outro lado, serão contratados 33 mil Membros das Mesas de Voto.

A campanha eleitoral está em marcha e enquanto os partidos políticos e grupos de cidadãos divulgam os seus manifestos eleitorais, os órgãos de administração eleitoral desdobram-se na organização das eleições de 9 de Outubro. Ao que tudo indica, Nampula é uma das provínciais que atraem mais atenção e não é para menos: é o maior cículo eleitoral do país, com mais de 3 milhões de eleitores inscritos e dos 250 deputados da Assembleia da República, maior número está reservado para esta província – ao todo são 48 assentos.

“Conseguimos credenciar neste momento, cerca de 3.040 observadores que são resultado de 3.454 processos recebidos e ainda estão em processo 414 por credenciar”, disse Daniel José Ramos, presidente da Comissão Provincial de Eleições em Nampula, falando esta segunda-feira, 9.9.

O processo eleitoral vai contar com uma larga cobertura, 322 jornalistas já credenciados e há mais 34 na lista.

O Secretariado Técnico de Administração Eleitoral prepara-se em Nampula para iniciar a formação de formadores de 36 mil Membros das Mesas de Voto, sendo que desse número, serão contratados 33 mil.

“Fizemos o recrutamento de candidatos a formadores provinciais de Membros das Mesas de Voto em número de 2 mil, aproximadamente. Estes terão a missão de formar cerca de 36 mil candidatos a Membros de Mesas de Voto. Desse número serão apurados cerca de 33 mil candidatos distribuídos pelos 23 distritos que compreendem a província de Nampula”, anotou Luís Cavalo, director do Secretariado Técnico de Administração Eleitoral em Nampula.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos