O candidato da Frelimo iniciou, este Domingo, um périplo pela província de Manica, que vai durar três dias. A entrada foi a cidade de Manica, a segunda maior daquela província, que tem como principais actividades económicas a exploração do ouro e a agricultura.
Quanto à exploração do ouro, Chapo quer ver as empresas que exploram este minério a contribuírem mais para o desenvolvimento das comunidades onde estão a fazer a exploração. Quer que as empresas se organizem para, primeiro, respeitarem as comunidades locais e, depois, fazerem uma exploração que respeite o ambiente e não polua os rios, e contribuam mais para as receitas do Estado.
Quer ainda apoiar jovens organizados em associações para que tenham áreas onde podem explorar o ouro, de forma a melhorarem as suas condições de vida, com apoio do Estado. Por outros lado, quer organizar os garimpeiros para que possam melhorar as técnicas que usam na extração mineira, e assim venderem localmente o ouro produzido às empresas que operam em Manica, a preço justo.
Voltou a prometer a atracção de investidores que possam instalar grandes farmas e fábricas de agro-processamento de modo a criarem postos de trabalho para jovens.
Prometeu também energia eléctrica em Mavonde, alargamento do abastecimento de água, construção de uma escola secundária em Vumba e noutras localidades. Prometeu ainda uma unidade hospitalar em Mavonde.