O País – A verdade como notícia

População de Moatize dá ultimato à Vulcan para parar com poluíção

Foto: Vulcan International

Residentes do distrito de Moatize, na província de Tete, exigem que a empresa mineira Vulcan resolva o problema de poluição ambiental decorrente das suas actividades na mina de carvão em 30 dias. Já as autoridades dizem já haver investigações.

Esta não é, de resto, a primeira vez que imagens dando conta de poluíção são postas a circular nas redes sociais, denunciando o cenário que afecta à população que vive nas proximidades da mina de carvão da Vulcan Moçambique, em Moatize, na província de Tete.

Com o passar de tempo, a situação tem vindo a piorar, causando problemas à saúde das pessoas.

Num documento emitido há uma semana, residente de oito bairros da cidade de Moatize exigem às autoridades locais e à empresa mineira a solução para o problema de poluição ambiental, tendo estabelecido um prazo de 30 dias.

‘’Se a presente reclamação não merecer a vossa devida e integral atenção, num prazo razoável de 30 dias, contados da data de submissão da presente reclamação, nos reservamos de tomar todas as medidas legais de protesto e de tutela efectiva dos nossos direitos individuais e colectivos, sem olvidar das competentes indemnizações caso haja lugar para o efeito”, denunciam os populares.

Questionada sobre o problema, a antiga secretária de Estado na província de Tete, Elisa Zacarias, garantiu que estão em curso trabalhos de investigação.

Zacarias falava esta terça-feira depois da cerimónia de tomada de posse do novo secretário de Estado na província de Tete.

 

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos