O País – A verdade como notícia

Mudanças climáticas e efeitos nefastos na SADC no topo da agenda do Fórum Parlamentar da Região

As mudanças climáticas e seus efeitos devastadores, na região da África Austral, preocupam o Fórum Parlamentar da SADC. Verónica Macamo, presidente da Comissão Executiva do órgão, apela compromisso dos governos no engajamento da resiliência

A comissão executiva do fórum parlamentar da SADC está reunida em Maputo, desde esta quinta-feira. Na abertura do encontro, Verónica Macamo, que preside o órgão, falou com preocupação sobre as mudanças climáticas na região, sendo esta, a temática que vai dominar a assembleia plenária da agremiação. “Os recentes ciclones que abalaram a nossa região e os seus efeitos devastadores são uma prova inequívoca, de que algo deve ser feito para que os nossos Estados estejam melhor preparados para reduzir as vulnerabilidades existentes face a ocorrência destes fenómenos naturais e, que acções preventivas devem ser implementadas e desenhadas” disse Verónica Macamo.

Uma vez que a resiliência tem sido vista como forma eficaz de prevenção aos eventos extremos, Macamo apontou a necessidade da medida ser massificada na região. “Como parlamentares devemos nos engajar nos esforços que os nossos governos têm levado a cabo, quer ao nível nacional, quer ao nível regional para que as nossas comunidades sejam mais resilientes às mudanças climáticas” acrescentou a presidente, em discurso proferido aos homólogos.

O encontro da comissão executiva do fórum parlamentar da SADC, termina esta sexta-feira e, no próximo domingo, ainda em Maputo, arranca a 45ª assembleia plenária e o simpósio sobre as mudanças climáticas, mitigação, adaptação e o papel dos parlamentos, na região.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos