O país é rico em recursos minerais, mas o sector mineiro contribui com menos de 20% no Produto Interno Bruto. O Governo quer controlar cada vez mais os recursos explorados e comercializados fora do país, por isso está a expandir entrepostos comerciais de gemas.
São corredores de um dos hotéis da praça, na cidade de Nampula, transformados em locais de exposição de pedras preciosas e semi-preciosas exploradas em várias províncias do país. Esta é a 5ª edição da Feira Anual de Gemas.
A diversidade de minérios revela a riqueza do país. Em quase todas as províncias ocorrem produtos que, se fossem devidamente explorados, processados e controlados a sua comercialização, a contribuição para a economia seria maior. Mas muitos destes produtos são vendidos em bruto no estrangeiro.
Nampula conta com um centro de lapidação de gemas onde se faz o processamento, dando maior valor antes da venda para a indústria internacional de joalharia, mas pouco procurado. E para maior controlo das gemas que saem do país, dentro em breve, Nampula terá em funcionamento um entreposto comercial de gemas e metais pesados.
Em 2021, o Governo fez o senso mineiro onde concluiu que 800 mil pessoas estão na mineração ilegal. A seguir, procura-se legalizar este subsector.