Entre os dias 19 e 23 deste mês de Setembro, o Cine Scala, na Cidade de Maputo, vai apresentar o Ciclo de Cinema Samora Machel.
A iniciativa é levada acabo pela Fundação Samora Machel e insere-se nas celebrações do nonagésimo aniversário natalício de Samora Machel, ‘‘o líder, o homem, o marido, o pai, o familiar, o amigo, que não está mais entre nós, mas apenas fisicamente’’, lê-se na nota de imprensa.
Com entradas gratuitas, a programação do Ciclo de Cinema Samora Machel inicia diariamente às 18 horas e comtempla a exibição de cinco filmes, nomeadamente: ‘‘Nachingueia’’; ‘Moçambique independente’’; ‘‘10 dias nas zonas libertadas’’, ‘‘Ofensiva’’, ‘‘25 de Junho, a festa 10 anos depois’’.
Na cerimónia de abertura, marcada para o dia 19 de Setembro, terça-feira, será exibido o filme “Nachingueia’’ e, para fechar o ciclo, no dia 23 de Setembro, a Fundação Samora Machel propõe a exibição de ‘‘25 de Junho, a festa 10 anos depois’’.
Com esta iniciativa, a Fundação Samora Machel pretende fazer uma exibição de filmes de arquivo nas salas de cinema, escolas e centros sociais em várias capitais provinciais do país, no âmbito da celebração dos 90 anos de Samora Machel.
‘‘Queremos deixar o testemunho a novas gerações para que elas saibam quando e como, ainda há tão pouco tempo histórico, quisemos ser donos do nosso destino. Como Samora nos ensinou’’, refere a Fundação Samora Machel.