O Ministério dos Transportes e Comunicações interditou a circulação de veículos pesados de transporte de minérios na EN4, nas horas de ponta. A medida visa melhorar a circulação e segurança rodoviárias, nas cidades de Maputo e Matola.
A informação consta do diploma ministerial nr.53/2023 de 28 de Abril, segundo o qual passa a ser proibida a circulação de veículos pesados que transportam minérios, no troço entre Tchumene e Malhampswene, na Matola, das 06h às 08h nos dias úteis.
O diploma ministerial avança, ainda, medidas de gestão do tráfego de camiões de minérios das 16h às 18h, também nos dias úteis, só nas saídas dos portos de Maputo e da Matola, no sentido Cidade de Maputo–Tchumene.
O regulamento de circulação de veículos pesados de transporte de minérios na EN4 está já em vigor e há uma equipa conjunta de monitoria, sensibilização e fiscalização na implementação das medidas.
A equipa integra a Direcção Nacional dos Transportes e Segurança, Instituto Nacional de Transporte Rodoviário, Polícia da República de Moçambique e a empresa Maputo Port Development Company (MPDC).
As interdições do Ministério tutelado por Mateus Magala não abrangem os veículos pesados de transporte de cargas perecíveis e de combustíveis.