O País – A verdade como notícia

Entra em funcionamento pagamento electrónico de impostos e taxas na Matola

Foto: O País

O Município da Matola e o e-Mola assinaram, esta quarta-feira, um memorando de entendimento para a operacionalização da cobrança de imposto e taxas municipais com recurso à carteira móvel. A edilidade espera que a plataforma ajude a ultrapassar constrangimentos no pagamento de impostos.

Filas longas, muitas horas de espera nos postos de cobrança, desconfiança por parte dos munícipes… são alguns factores apontados como estando na origem da fraca contribuição dos munícipes da Matola nos postos de cobrança de impostos e taxas.

Para reverter a situação, o Município da Matola passa a utilizar o pagamento electrónico nos vários impostos cobrados, como é o caso do imposto pessoal autárquico, o imposto predial, taxas cobradas na emissão de licenças de actividades económicas e transportes.

Para tal, o Município da Matola e o e-Mola assinaram, esta quarta-feira, um memorando de entendimento para a operacionalização da cobrança de imposto e taxas municipais com recurso à carteira móvel.

“O mecanismo de cobrança que hoje (a referir-se à quarta-feira) entra em vigor tem vantagens estruturais tanto para os munícipes quanto para o Conselho Municipal, sendo de destacar os seguintes, rapidez, falibilidade, comodidade, simplicidade e maior economia de tempo para o cumprimento das obrigações fiscais”, enalteceu Calisto Cossa, edil da Matola.

A plataforma móvel que será usada para o pagamento de taxas e impostos tem, até ao momento, 300 mil usuários e, no acto de pagamento, nada cobra.

“Estamos confiantes de que, com este passo, estaremos a contribuir para a melhoria da prestação de serviços municipais e a proporcionar maior segurança aos munícipes”, disse Vitorino Timóteo, PCA da e-Mola.

Espera-se também que, com a entrada em funcionamento do mecanismo de cobrança electrónica, se evite o descaminho da receita, bem como os esquemas de corrupção.

Refira-se que o Município de Matola planificou arrecadar, este ano, 659 336 099,35 milhões de Meticais, resultantes da cobrança de impostos e taxas e, até ao momento, só conseguiu encaixar 40%.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos