O País – A verdade como notícia

Festival AZGO regressa com nova direcção

A actriz e actual directora Executiva da X-Hub – Incubadora de Negócios Criativos, Júlia Novela, vai assumir o cargo de Directora-Geral do Festival AZGO.

Segundo uma nota de imprensa, a indicação de Júlia Novela tem por objectivo imprimir maior dinamismo e inovação ao festival, bem como captar novas perspectivas para a marca AZGO. “Aliás, a presente nomeação surge em resposta ao desafio do crescimento do festival ao longo das dez edições, precisando por isso, de uma estrutura de direcção capaz de manter a relevância e pujança do Festival AZGO”.

Júlia Novela tem o desafio de continuar um legado iniciado pela direcção máxima da Khuzula, empresa produtora do festival, e liderar uma vasta equipe que durante 12 meses constrói o evento. Outrossim, vai assistir de forma directa o director-geral da Khuzula e fundador do Festival, Paulo Chibanga, em todos aspectos ligados à gestão e organização do festival e das iniciativas paralelas. “É um grande desafio assumir a direcção de uma marca tão relevante e impactante como o Festival AZGO. Conto com a colaboração de todas equipes do festival que melhor conhecem o projecto nas suas variadas formas. Espero dar o meu contributo para o crescimento da marca, e sobretudo, para todo ecossistema cultural do nosso país”, disse Júlia Novela.

A Directora-Geral do Festival AZGO é formada em Gestão Cultural pelo Instituto Superior de Artes e Cultura (ISARC). Iniciou-se nas artes como bailarina na Casa da Cultura do Alto–Maé, e depois integrou a Associação Cultural Girassol como actriz. Para além dos palcos, Júlia Novela, actuou no cinema, ganhando relevância na história da ficção nacional.  Foi programadora e produtora cultural do Centro Cultural Franco Moçambicano. “Actualmente, exerce o cargo de Directora-Executiva da X-Hub, a primeira e maior incubadora de negócios culturais e criativos na África Lusófona”, lê-se na nota.

A 10ª edição do Festival AZGO terá lugar nos dias nos dias 19, 20 e 21 de Maio, com diversas propostas e exploração de diversos espaços. No evento, Elvira Viegas, uma das mais notáveis vozes da música ligeira moçambicana, estreia-se no Festival AZGO. A autora de “Lirere”, “Xikala Vito”, “Grito de Criança”, entre outros clássicos, está escalada para o principal evento do festival, dia 20 de Maio, no Campus da Universidade Eduardo Mondlane.

Elvira Viegas junta-se a outros artistas e personalidades da área criativa em Moçambique que dão voz e rosto pelo evento que regressa três anos depois.

No palco do AZGO, Elvira Viegas vai preencher o programa reservado aos ícones da música popular moçambicana. Este espaço é já uma tradição do festival e tem por objectivo contribuir para a valorização e divulgação da história da música nacional e dos seus protagonistas. “O Festival AZGO sente-se honrado por receber uma voz que marcou diversas gerações de artistas e de públicos em Moçambique e não só. Temos certeza que Elvira Viegas vai colorir o AZGO com carisma e pujança”, diz Júlia Novela, a directora do Festival AZGO.

Elvira Viegas nasceu no emblemático Bairro da Mafalala, nos anos 50, muito cedo começou a cantar por influência da mãe que na altura era regente do canto coral.

Elvira faz parte de uma geração de artistas que se entregou de forma voluntária para construir um sentido de cidadania e orgulho de pertencer a um país.

Em 2022, lançou o álbum “Ora Chegou”, que segundo as suas próprias palavras representa maturidade, crescimento e contínuo aprendizado.

 

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos