O País – A verdade como notícia


ÚLTIMAS

Destaques

NOTÍCIAS

O duelo Ferroviário de Maputo vs Textáfrica de Chimoio, inserido na jornada 5 do Campeonato Nacional de futebol, Moçambola 2025, foi adiado pela segunda vez. Inicialmente agendado para sexta-feira, 4 de Julho, às 14h45, no campo do Afrin, o encontro foi reagendado para o dia seguinte, uma vez que os “fabris do planalto” ainda não haviam desembarcado na capital do país.

Já no sábado, o Textáfrica de Chimoio não conseguiu seguir a tempo, tendo pernoitado no Aeroporto Internacional da Beira.

A delegação do primeiro campeão nacional de futebol somente desembarcou no Aeroporto Internacional de Maputo às 6h00 deste domingo, tendo dado entrada no Hotel às 7h00.

Oficialmente, a meio da manhã deste domingo, a Liga Moçambicana de Futebol anunciou que o embate ficava adiado para esta segunda-feira, às 14h45, no mesmo recinto.

Vídeos

NOTÍCIAS

O Chelsea e o Fluminense qualificaram-se às meias-finais do Mundial de Clubes após vitórias sobre o Palmeiras e Al Hilal, pelo mesmo resultado de 2-1. Ingleses e brasileiros marcam encontro na terça-feira.

Havia fortes possibilidades de um cruzamento entre equipas brasileiras nas meias-finais, bastando para isso que Palmeiras vencesse Chelsea e Fluminense derrotasse Al Hilal, nos jogos dos quartos-de-final.

Mas o Chelsea tratou de evitar esse encontro e Cole Palmer abriu o marcador num remate à entrada da área, aos 16 minutos.

O Palmeiras só conseguiu a reacção já no início da segunda parte quando Estêvão restabeleceu o empate num remate cruzado, aos 53 minutos.

O vencedor só ficou definido aos 83 minutos e num infortúnio de Agustín, a desviar um cruzamento de Gustavo para o fundo das malhas.

No outro jogo do dia, houve emoção no minuto de silêncio em memória de Diogo Jota, mas já com a bola a rolar o Fluminense foi mais forte. Martinelli lançou um míssil que só parou nas malhas de Bounou, aos 40 minutos.

O Al Hilal ainda tentou cavar uma grande penalidade neste lance, mas depois da intervenção do VAR houve reversão do castigo máximo.

Na segunda parte chegou o empate aos 51 minutos por Marcos Leonardo, que na cara de Fábio atirou a contar.

O Fluminense não se deixou abalar e sentenciou o resultado por Hércules, aos 70 minutos.

Fluminense marca encontro com Chelsea na terça-feira, no jogo que decide o primeiro finalista.

Sector da Educação em Sofala avançou que existem mais de 700 turmas ao relento na província. Só nas Escolas Primária de Matadouro e Metodista, cerca de 300 alunos estudam, desde o início do ano, em condições deploráveis e são obrigados a levar para as salas de aulas  bancos, capulanas ou outros tipos de objectos para ser usados como assento. 

Desde o arranque das aulas no presente ano lectivo, cerca de 300 crianças, que estudam em salas anexas da Escola Primária de Matadouro e Escola Metodista,  vêem-se obrigadas a  transportar, para as salas de aulas,  nas suas mochilas escolares, capulanas,  além dos seus livros, cadernos e outro material escolar.

As capulanas são usadas nas salas de aulas como carteiras, uma realidade que condiciona o processo de ensino e aprendizagem, tendo em conta a posição que são obrigados a sentar para 

Uma das salas da Escola Primária de Matadouro foi construída pela comunidade local, que pretendia encurtar a distância que os seus filhos percorriam para terem aulas, evitando que as crianças atravessassem todos os dias a EN6.  

Lucrencia Tome, professora, lamentou as condições. “O quadro, mandamos guardar numa casa aí, para sempre levar e devolver. Não temos onde deixar o quadro, porque se deixarmos aqui, pode ser roubado. Quando chove, a tendência é de não termos aulas (…) Além disso, quando chove esse quintal enche água, então as crianças ficam em casa”, disse a professora, apelando por ajuda. 

Os pais lamentam igualmente a precariedade nas suas salas de aulas, onde os alunos são, algumas vezes, feridos pelas estacas. “É muito triste ver as crianças assim, sentadas no chão e sem carteira. Elas até podem aprender,  porque no nosso país é tudo improvisado”, lamentou um encarregado de educação. 

Outra sala anexa da escola Metodista é usada um local para culto aos fins de semana. No local  são usados blocos e capulanas como assento. Os alunos clamam por melhores condições.

O sector da Educação em Sofala disse que está a par das dificuldades enfrentadas pelos alunos e professores nas duas  salas anexas e lamenta a situação, indicando que é um problema nacional.

“As infra-estruturas escolares não acompanharam o crescimento da população (…) Sabemos quantos conflitos armados tivemos e, se calhar, os recursos não tinham como ser canalizados para os sectores  sociais. Por conta disso, a província de Sofala tem 708 turmas ao relento (…) Também temos as 924 salas de aulas que foram assoladas pelo Idai, que ainda não tiveram parceiros”, explicou   Romão Senda, Porta-voz da Educação em Sofala. 

O sector da Educação garantiu que, através do governo provincial e central,  continua em contacto com diversos parceiros nacionais e estrangeiros, para a busca de soluções a curto e longo prazo, de forma a tirar os alunos da precariedade. 

Romão Senda lembrou  que no semestre findo  foram entregues a várias comunidades quatro escolas primárias, num total de 79 salas de aulas.  Contudo, há ainda o desafio das carteiras. Os dados oficiais apontam para um défice de cerca de 46 mil carteiras e 167 mil degradadas. A solução passa pela mobilização de recursos para aquisição de novas carteiras e reabilitação das degradadas com recursos próprios.

Subiu de 13 para 24 o número de mortos e dezenas de pessoas estão desaparecidas, incluindo 20 raparigas que estavam num campo de férias, após fortes chuvas que causaram inundações repentinas nas montanhas do Texas, nos Estados Unidos. A informação foi avançada pelas autoridades locais.

As fortes chuvas provocaram inundações repentinas e o extravasamento do rio Guadalupe, que atravessa o Texas Hill Country. O xerife da localidade mais próxima afirmou, em conferência de imprensa, que cerca de 24 pessoas morreram.

As autoridades locais disseram ainda que 237 pessoas foram até agora resgatadas, entre as quais 167 através da intervenção de helicópteros.

Entre as pessoas desaparecidas, constam mais de 20 raparigas que se encontravam num campo de férias de verão.

As autoridades acreditam que o número de mortes pode aumentar à medida que as operações de resgate prossigam na área de buscas, conhecida por “vale das inundações repentinas”, propensa a inundações súbitas devido ao seu solo fino.

Os números avançados duplicam as primeiras estimativas anunciadas na tarde de sexta-feira pelo vice-governador do Estado, Dan Patrick, que disse terem sido encontrados entre 6 e 10 corpos nas operações de busca até essa altura.

Pelo menos 25 centímetros de chuva caíram durante a noite no centro do condado de Kerr, causando inundações repentinas no rio Guadalupe e levando a pedidos desesperados por informações sobre os desaparecidos.

A presidente da Assembleia da República, Margarida Talapa, defende que a sequência de homicídios ocorridos na cidade da Matola, província de Maputo,  revela falta de amor ao próximo e apela ao não uso da força para resolução dos problemas.

Margarida Adamugi Talapa está em Tete na visita de trabalho de dois dias. Questionada sobre a onda de assassinatos na Matola, província de Maputo, último dos quais ocorrido na manhã desta sexta feira, a governante mostrou-se preocupada com a sequência de homicídios e fez saber que na sua linha de pensamento, tais actos violentos revelam a ausência de amor ao próximo.

Talapa apela ao não uso de forças  para resolução dos problemas e diz ainda que tais actos comprometem  o desenvolvimento humano.

A presidente da Assembleia da República falava, nesta sexta-feira, pouco depois de efectuar uma visita ao hospital provincial de Tete, mercados municipais e estabelecimento penitenciário feminino localizado no bairro Chingodzi. Na ocasião, procedeu a entrega de sessenta e oito colchões  e bens alimentares com vista a melhorar a qualidade de vida  das detentas.

A vice-presidente do Tribunal Supremo diz que a magistratura judicial não tolera casos de corrupção e a expulsão é o único caminho para os que se envolvem nessa prática criminosa. 

O caso da expulsão de um juiz em Nacala associado à corrupção não é um acto esporádico. Trata-se de uma orientação clara de purificação do sistema judicial, perante um fenómeno cada vez mais crescente.

E não se trata apenas de juízes. Os oficiais de justiça, escrivães, escriturários e oficiais de diligências também não escapam ao olhar atento das entidades de supervisão e disciplina.

Matilde de Almeida esteve em Nampula em visita de trabalho na cidade e nalguns distritos. A questão das vandalizações a que foram visados os tribunais durante as manifestações violentas ainda é tema do dia.

Nalguns casos os prejuízos ainda estão por quantificar, mas o certo é que a tramitação de processos está a ser afectada.

Foram hoje enterrados os restos mortais de Antonio Domingos Cavele, inspector principal da Polícia, e Abílio Janeiro, agente operacional no Serviço Nacional de Investigação Criminal, vítimas de assassinato.

Com cânticos carregados de lágrimas que substituíram os ruidosos sons de arma de fogo que, de forma brutal tiraram a vida de António Domingos Cavele, na passada quarta-feira. Familiares, amigos e colegas de trabalho acompanharam o inspector principal da Polícia à sua última morada, com cortejo policial.

Como que a recordar o som que tirou a vida do Agente, o comandante da parada deu a ordem e uma salva de tiros rompeu os céus de Michafutene, aumentando a dor de quem fica.

Inconsolável,  a viúva recebeu a bandeira e o fardamento do finado, enquanto a terra recebia o seu corpo… A família Cavele diz que perdeu o seu suporte.

“A morte não se apaga. Ele deixa um vazio muito grande, tendo em conta que era um jovem ainda. Deixa filhos por educar, missões por realizar, deixa esposa. Então, como família, estamos cheios de tristeza, mas a vida segue em frente, o que resta são as memórias e as coisas boas que ele deixou”, disse Ernesto Matlombe, primo do finado.  

Mais do que a sua ausência, o que indigna a família é a forma como o seu ente morreu. “Estamos de coração dilacerado pelo sucedido e pela forma como ele foi barbaramente assassinado, não encontramos razões para isso, enquanto família. Era uma pessoa simples, de trato humilde, amigo dos amigos e pai dos seus filhos e tínhamos uma relação saudável enquanto família”, recordou Ernesto Matlombe. 

Ainda nesta sexta-feira foi enterrado, em Chibuene, distrito de Moamba, Abílio Janeiro, agente operacional da segunda no Serviço Nacional de Investigação Criminal, morto na companhia de Cavele, na manhã de quarta-feira última, na zona de Manduca, na província de Maputo.

A Primeira-Dama da República,Gueta Chapo, participa, a partir de hoje, em Nova Iorque,  Estados Unidos da América, na Terceira Edição Anual da Global First  Partners Academy, um encontro internacional de alto nível que reúne  Primeiras-Damas e Primeiros-Parceiros de todo o mundo.

A Academia Global dos Primeiros-Parceiros, organizada pela  Fundação Ford, tem como objectivo fortalecer capacidades de  liderança, promover redes colaborativas e inspirar acções transformadoras a partir das plataformas ocupadas pelas Primeiras Damas. O evento decorre sob o lema “Liderar a partir de Dentro: O  Poder do Eu e os Métodos para uma Liderança Resiliente”.

Durante os três dias principais de sessões, (08, 09 e 10 de Julho), a  Primeira-Dama participará em diversas sessões temáticas que incluem: Descoberta dos Pontos Fortes de Liderança; Gerir uma Plataforma de Primeiros-Parceiros de Sucesso; • Preparar os Jovens para o Futuro; Inovações na Saúde da Mulher e Inteligência Artificial; • Tendências Tecnológicas e Segurança Alimentar; Mobilização de Recursos para Iniciativas de Impacto Social,  entre outros.

Acompanham a Primeira-Dama nesta deslocação aos Estados Unidos  da América, a esposa do Governador da província de Nampula,  Nazira Abdula, e Quadros da Presidência da República e de outros  sectores do Governo.

A província de Cabo Delgado importa em média cerca de duas mil viaturas usadas por ano. Segundo a Autoridade Tributária de Moçambique, o posto de fronteiriço de Negomano, regista a entrada de quase 170 viaturas por mês.

A importação de viaturas usadas do Japão a partir da República Unida da Tanzânia começou em 2010, pouco depois da inauguração da ponte da unidade, que liga os dois países.

Hoje, cerca de quinze  anos depois, o rio Rovuma tornou-se na principal porta de entrada de viaturas usadas compradas no Japão.

A importação de viaturas usadas melhorou a receita fiscal no posto fronteiriço de Negomano, que, actualmente, é uma das principais fontes de renda para os cofres do Estado em Cabo Delgado, uma província que oficialmente ainda não está a exportar nada para a Tanzânia através do corredor de Mtwara.

Uma parte das viaturas usadas e importadas do Japão, que entram em Moçambique via Tanzânia, ficam em Cabo Delgado, sendo o maior número distribuído  por quase todo país.

Antes da inauguração da ponte da Unidade sobre o rio Rovuma, os importadores recebiam viaturas do Japão, a partir de Nacala, considerado um dos maiores portos de Africa.

A Confederação Africana de Futebol está a intensificar a monitoria dos três países que vão acolher o CHAN 2024, prova agendada para o próximo mês, em Uganda, Quénia e Tanzânia. A CAF tem levado a cabo acções de vistoria de todos os estádios seleccionados para o evento. 

A menos de um mês do arranque da trigésima quinta edição do CHAN, prova reservada aos jogadores que actuam nos campeonatos internos, a Confederação Africana de Futebol procura aprimorar os aspectos organizacionais. 

O presidente da CAF, Patrice Motsepe, tem estado a visitar as infra-estruturas dos três países que vão acolher a prova, com vista a fazer a monitoria do que está a acontecer no terreno. 

Depois do adiamento da prova em Janeiro por considerar que o Uganda, Quénia e Tanzânia ainda não reuniam condições necessárias, o organismo que gere o futebol africano tem estado a notar melhorias. 

Além dos estádios, a CAF tem visitado também os locais que vão servir de alojamento para as delegações dos países que vão participar na prova. Segundo o calendário da CAF, a abertura oficial da prova será no dia 2 de Agosto, em Dar es Salaam, na Tanzânia, com a selecção anfitriã a defrontar o Burkina Faso, no Estádio Benjamin Mkapa. 

Já no dia seguinte estão agendadas duas partidas no Quénia e o anfitrião vai jogar diante da República Democrática do Congo. Os jogos em Kampala, Uganda, começam a ser disputados no dia 4 de Agosto. 

+ LIDAS

Siga nos

Galeria