O País – A verdade como notícia

EUA e Coreia do Sul lançam exercício militar conjunto

Foto: Notícias ao Minuto

Navios de guerra norte-americanos e sul-coreanos lançaram hoje, na costa leste da península coreana, o primeiro exercício militar conjunto em cinco anos, um dia depois de a Coreia do Norte ter disparado um míssil balístico não identificado.

Os quatro dias de exercícios visam demonstrar a “poderosa determinação dos aliados de responder às provocações norte-coreanas” e melhorar a capacidade de realizar operações navais conjuntas, disse a marinha sul-coreana, em comunicado, citado pelo Notícias ao Minuto.

Mais de 20 navios das marinhas dos EUA e da Coreia do Sul, incluindo o porta-aviões nuclear USS Ronald Reagan, caças e helicópteros, foram mobilizados para os exercícios. Este é o primeiro exercício militar conjunto a envolver um porta-aviões norte-americano desde 2017.

Segundo escreve o Notícias ao Minuto, desde então, os dois países cancelaram ou reduziram a escala dos exercícios militares conjuntos, numa tentativa de facilitar as negociações sobre o programa nuclear da Coreia do Norte.

A Coreia do Norte acelerou os testes de armamento para um ritmo recorde em 2022. O regime lançou mais de 30 armas balísticas, incluindo os primeiros mísseis balísticos intercontinentais desde 2017, e continua a expandir as capacidades militares, de acordo com observadores, enquanto as negociações registam atualmente um impasse.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos