O País – A verdade como notícia

40 anos depois, Agnaldo Timóteo volta a Moçambique

O músico brasileiro Agnaldo Timóteo já está em Moçambique para a gala do dia dos namorados na quinta-feira. Timóteo foi recebido no Aeroporto de Mavalane por fãs onde mostrou um pouco do que vai acontecer na gala dedicada ao amor.

À chegada, o músico encontrou seus fãs perfilado no Aeroporto Internacional de Maputo, onde foi recebido com um dos seus temas: os verdes campos da minha terra. Os fãs cantavam com um sorriso estampado no rosto. Tudo em coro e dava a entender que tinha havido um ensaio.

Agnaldo, com um sorriso que o acompanhou durante a recepção, correspondeu também cantando e espalhando sorrisos para os admiradores que de seguida o entregaram um bouquet de flores. O artista brasileiro residente em Moçambique, Robson, também juntou-se ao momento.

Foi uma recepção cheia de emoção, alegria, música e amor… Aliás, é o amor que o traz a Moçambique. Agnaldo vai actuar, na quinta-feira, no Centro Cultural da Universidade Eduardo Mondlane alusivo ao dia dos Namorados, que se celebra a cada dia 14 de Fevereiro.

No aeroporto Timóteo interagiu com todos como se conhece a cada um. Os abraços, esses foram de distribuição gratuita. O que deixou emocionados e, até, hipnotizados, a olhar para aquele “velho” com cerca de 75 álbuns gravados e que registou o auge da carreira na década de 50 no Brasil e em todo mundo, até em Moçambique.

Há quarenta anos Agnaldo esteve em Moçambique, antes mesmo do nascimento de quase todas as pessoas que estiveram no aeroporto de Mavalane para o receber. Este facto deixa o artista um pouco indignado.

O músico de 83 anos de idade explica que merecia ter vindo a Moçambique porque no país dele nunca esteve ausente do teatro musical, apesar dos seus “temperamentos” de, de quando em vez, fechar-se da música. “Eu continuo inteirinho no Brasil, onde quer que estejamos, o nosso público, que é maduro, sempre está presente e solidário. Espero que aconteça o mesmo em Maputo. Vou ficar feliz da vida”.

Na sua actuação, o brasileiro vai ter companhia de alguns músicos moçambicanos, tais como Roberto Isaías e Guilherme Silva, que reside no Brasil. Uma forma de misturar o Samba e a Marrabenta.
Silva garantiu ao país que não vão faltar duetos entre os dois artistas, cada um cantando o seu país. Mas, “como sabe, eu não só canto marrabenta, canto o que ele canta, então vamos fazer boas brincadeiras”, disse Guilherme Silva.

Já Roberto Isaías diz que esta é a oportunidade perfeita de se criarem mais relações entre os países, e fazer recordar aqueles que ainda hoje estão casados e “abriram a sala com as músicas de Agnaldo Timóteo”.

O músico é trazido pelo Big Brother, que explica que o objectivo é proporcionar momentos de lazer e entretenimento aos mais velhos no dia dos apaixonados. “Geralmente, nós os promotores investimos em artistas da nova geração e os mais velhos ficam sem diversão. Então trazemos este artista para incluir também os mais velhos”, explicou Julinho, organizador do evento.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos