O País – A verdade como notícia

35 mil pessoas ameaçadas de fome em Gaza 

Subiu de 30  para 35 mil pessoas  em risco de fome severa na sequência de inundações e estiagem no norte de Gaza. No distrito de Chigubo, 18 comunidades estão com celeiros vazios, situação agravada pela falta de sementes para relançar a produção. A informação foi avançada pelo administrador do distrito, Hermenegildo Infante.

Queda irregular de chuva compromete a produção agrícola e deixam mais de 18 comunidades sem comida no distrito de Chigubo, região norte de Gaza. 

 “E as culturas queimaram, não resultaram em nada. Leva a pensar que o problema de fome vai prevalecer. Nós tínhamos planificado a nível do distrito cerca de 10 mil hectares para culturas e lavramos 9 mil e perdemos grande parte desta área. Conseguimos, digamos, colher apenas em cerca de 2 mil hectares. E a nossa produção, que prevíamos 12 mil toneladas de produtos diversos, apenas conseguimos produzir 2.800 toneladas. Isso significa que temos e vamos ter problemas de fome.”

O administrador do distrito de Chigubo,Hermenegildo Infante diz que mais de 5  mil produtores enfrentam além da fome. São 18 comunidades a nível do nosso distrito. Estamos a distribuir alguma comida para estas populações. Mas devo dizer que o próximo mês termina e as culturas não estão maduras. Temos que nos preparar, temos que nos reinventar. Há falta de insumos agrários para relançar a produção, pôs perdas.

A falta de insumos agrários para relançar a produção após perdas é outro problema.

“O problema de semente é que nós, desde janeiro, começamos a lançar a semente da terra. Então, por causa da chuva, caía, lançava uma semente e imediatamente o solo abria. Então, aquela semente toda perdeu. Há populações que fizeram cinco vezes sementeira. Agora não tem semente. Então, estamos apenas, estamos recebendo desses nossos parceiros. Eu que estamos a distribuir pouco a pouco para ver se conseguimos minimizar este problema da fome no nosso distrito.Nós tínhamos programado para pôr a semente, precisávamos de 5 mil toneladas. Não conseguimos. Depois vimos que, por causa da escassez, conseguimos pelo menos, como a humidade está desaparecendo, se conseguimos 5 toneladas, poderia fazer face a essa situação. Mas nem isso conseguimos”.

 Para além de ter arrasado a produção, a estiagem  coloca em risco mais 5 mil cabeças de Gado no interior das comunidades.

“Não só teríamos boa cultura, como também poderíamos ter esperança de que nos próximos tempos o nosso gado teria água para o treinamento. Ora, da forma como a chuva caiu aqui no nosso distrito, as nossas baixas, as nossas lagoas, não conseguiram concentrar água. Então, esse é outro problema que nós estamos a prever nos próximos tempos. Porque o período chuvoso termina amanhã, hoje, literalmente, de que venha a cair alguma coisa, mas já não é muita coisa”.

Os distritos de Mapai, Chicualacuala, Massangena, Chigubo, Mabalane, Massingir,são os mais abalados pela seca extrema na província de Gaza

 

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos