O País – A verdade como notícia

184 empresas forneceram bens e serviços ao Estado sem contrato

Um total de 184 empresas forneceram bens e serviços diversos ao Estado sem nenhum contrato assinado. A dívida é estimada em cerca de 5.7 biliões de meticais.

Entre 2007 e 2017, o Estado moçambicano contraiu dívidas no valor de 29.7 biliões de meticais com empresas fornecedoras de bens e serviços, sendo que deste montante, a Inspecção-geral das Finanças validou o pagamento de 19 biliões de meticais em três fases.

Numa lista divulgada esta semana pelo Ministério da Economia e Finanças, consta que 184 empresas forneceram bens e serviços ao Estado sem nenhum contrato assinado.

A longa lista de empresas inclui fornecedores de vários tipos de bens e de serviços, desde obras de construção civil, transporte, saúde, hotelaria, alimentação, seguros, advocacia, passagens aéreas, segurança e imprensa.

Para este grupo, cuja dívida está avaliada em cerca de 5.7 biliões de meticais, ainda decorrem negociações com as Finanças para se apurar se de facto as 184 empresas forneceram um bem ou prestaram um serviço ao Estado. Aliás, é com base nessas negociações que o Ministério da Economia e Finanças se vai ou não pagar as dívidas de cada uma das empresas.

 

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos