O País – A verdade como notícia

Calor mata 34 pessoas na Índia

Foto: Observador

Trinta e quatro pessoas morreram nos últimos dois dias devido à onda de calor que afecta o Estado de Uttar pradesh, no norte da índia, disse uma fonte médica citada pelo Notícias ao Minuto.

Segundo um médico-chefe do distrito de Ballia, os mortos tinham todos mais de 60 anos e apresentavam problemas de saúde pré-existentes que podem ter sido agravados pelo calor intenso. Os médicos apelam que os residentes com mais de 60 anos permaneçam em casa durante o dia.

As mortes ocorreram no distrito de Ballia, cerca de 300 quilómetros a sudeste de Lucknow, a capital do estado de Uttar Pradesh, tendo 23 mortes sido registadas na quinta-feira e 11 na sexta, disse o médico.

“Todos os indivíduos estavam a sofrer de algumas doenças e as suas condições pioraram devido ao calor extremo”, afirmou, precisando que a maioria das mortes foi causada por ataque cardíaco, derrame cerebral e diarreia.

Segundo o Departamento Meteorológico da Índia, Ballia registou uma temperatura máxima de 42,2 graus Celsius na sexta-feira, ou seja, 4,7 graus acima do normal.

O calor provocou cortes de energia em todo o Estado, deixando as pessoas sem água canalizada, ventoinhas ou aparelhos de ar condicionado, o que deu origem a protestos.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos