O País – A verdade como notícia

banner_02

Zimbabwe e Zâmbia vão partilhar lucros do turismo

O Zimbabwe anunciou um acordo com a Zâmbia para partilhar lucros do turismo nas Cataratas do Vitcória Falls, na fronteira entre os dois países, e formar uma parceria semelhante a do Brasil e Argentina nas Cataratas do Iguaçu.

Zimbabwe e Zâmbia decidiram pôr ponto final à disputa da titularidade das cataratas de Vitória por estarem no limite das fronteira entre os dois países. A ministra do Turismo e Hotelaria do Zimbabwe, Barbara Rwodzi, disse ter falado, esta segunda-feira, com o homólogo zambiano de que os dois países deverão passar a partilhar as receitas do turismo feito nas cataratas assim como conjuntamente comercializar o importante destino turístico.

Para pôr termo à disputa, os dois países da África Austral inspiraram-se na gestão bi-partida entre o Brasil e a Argentina das Cataratas de Iguaçú e a floresta tropical circundante em benefício dos dois países.

O acordo entre Zâmbia e Zimbabwe conta com o apoio do Banco Mundial, que deverá financiar projectos conjuntos de redimensionamento da exploração turística das cataratas, que no passado chegaram a render anualmente cerca de 150 milhões de dólares.
O turismo é a terceira maior fonte de rendimento do Zimbabwe, depois das minas e da agricultura, e deverá gerar cerca de cinco mil milhões de dólares até 2025.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos