O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, pediu ao secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, mais sistemas de defesa aérea para fazer face aos ataques russos às infra-estruturas energéticas do país previstas para o inverno.
Zelensky fez o pedido, esta quinta-feira, durante a visita feira por Stoltenberg à Ucrânia.
O presidente ucraniano avançou, de acordo com a imprensa internacional, que entre aos assuntos discutidos durante a visita consta os ataques russos a infraestruturas críticas na Ucrânia e a possibilidade de os países membros fornecerem sistemas de defesa aérea adicionais.
O líder ucraniano disse, igualmente, que o chefe da NATO concordou em juntar-se aos esforços da Ucrânia para mobilizar os Estados membros da NATO para o envio de sistemas de defesa aérea adicionais.
“Temos de atravessar este inverno juntos, para proteger as nossas infraestruturas energéticas e a vida dos nossos concidadãos”, disse Zelensky.
A escalada de Volodymyr Zelensky à Ucrânia acontece numa altura em que as forças ucranianas têm em curso uma ofensiva contra as tropas russas no sul e no leste da Ucrânia.