A comissão eleitoral do Zimbabwe (ZEC na sigla inglesa) avisa os cidadãos zimbabweanos para não confiar nos resultados eleitorais que circulam nas redes sociais. A porta voz da ZEC, Priscilla Chigumba, disse na confêrencia, ocorrida na manhã desta terça-feira, da imprensa que constitui crime que alguém não-oficial publique resultados nao verificados.
"É uma contravenção, em termos do acto eleitoral, anunciar resultados a menos que tenhas sido designado pela ZEC. Se tu anunciares os resultados nao verificados por meio do Whatsapp, estarás a cometer crime".
A informação é avançada numa altura em que dezenas de apoiantes da oposição do Movimento para Mudança Democrática (MDC) já celebram a vitória de Nelson Chamisa em Harare, e alguns cidadãos discutem abertamente sobre os seus candidatos terem vencido as eleições.
A comissão eleitoral do Zimbabwe tem cinco dias para anunciar os resultados e promete publicar resultados preliminares ainda esta terça-feira. Chigumba disse que, nestas eleições, a ZEC ainda não recebeu nenhuma reclamação dos partidos e que o processo decorreu bem.