A chefe da brigada central da Frelimo de assistência à província da Zambézia, Margarida Talapa, marchou, ontem, com membros do partido e falou da visão de desenvolvimento, caso esta agremiação política ganhe as eleições gerais.
A marcha, em Quelimane, foi em homenagem ao herói nacional, Bonifácio Gruveta Massamba, tendo partido do aeroporto.
“É preciso votar bem no dia 9 de Outubro. Se estivesse aqui, em vida, Gruveta diria a vocês para não deixar cair a Frelimo. Ele estaria satisfeito em ver um jovem nascido depois da independência a ser aposta da Frelimo para dirigir este país, Daniel Chapo. É este o objectivo principal pelo qual ele lutou. O nosso herói, Bonifácio Gruveta, não gostava de confusões. Por isso, queria lembrar a todos nós, militantes, que temos de continuar com uma campanha ordeira e em ambiente de festa.”
Já Manuel de Araújo, cabeça-de-lista da Renamo para o cargo de governador, trabalhou no mercado do lixo, em Quelimane, onde dialogou com vendedeiras a quem prometeu melhorar a infra-estrutura. Araújo voltou a fazer críticas à actual governação do país.
O cabeça-de-lista da Renamo, Manuel de Araújo, esteve num mercado para pedir votos dos eleitores. Voltou a fazer críticas à governação.
“Em todas as localidades, não há estrada. A minha pergunta é: senhor Pio Matos, o que fez durante cinco anos, como governador da província? Qual é a estrada que Pio Matos construiu? Construiu alguma estrada? Construiu algum mercado? Construiu algum hospital? Construiu alguma escola? Mesmo se tiver construído alguma escola, nessas escolas há cadeiras? Há carteiras? Há medicamentos nos hospitais? O que está a governar, então?”, questionou Manuel de Araújo. Para o cabeça-de-lista da Renamo para o cargo de governador, “ano passado o mercado do lixo foi atingido pelo ciclone Freddy e nós recuperamos”.
O cabeça-de-lista para o cargo de governador pelo Movimento Democrático de Moçambique (MDM), Bruno Dramusse, efectua a segunda ronda pelos distritos com promessas de mecanização agrícola e interligação com estradas asfaltadas em todos os 22 distritos que compõe a província central da Zambézia, caso o seu partido e candidato presidencial, Lutero Simango, vençam o escrutínio de 09 de Outubro próximo.
Os brigadistas do Partido Nova Democracia (ND) desdobram-se pelos bairros de Quelimane a procura de votos para garantir a eleição do candidato da Renamo ao cargo de governador da Zambézia, no Centro do país.
A garantia foi avançada à AIM, esta terça-feira, em Quelimane, pelo delegado provincial desta formação política, Isac Livro, em plena campanha eleitoral porta-a-porta e interpessoal nos bairros Varela, Machimbo, Mucoia e Milato, arredores da capital provincial.
“O apelo é no sentido de reforçar o nosso mecanismo de sensibilização para granjear simpatia no seio da população, para votar no partido Nova Democracia, para as legislativas, mas também divulgamos as motivações para que votar na lista da Renamo para Assembleia provincial por um lado e por outro, no candidato independente às presidenciais, Venâncio Mondlane”, garantiu.