O País – A verdade como notícia

Zambézia com nova portagem que custou 11 milhões de meticais  

A Estrada Nacional número 11, que liga os distritos de Mocuba a Milange, cerca de 200 quilômetros, já conta com uma portagem. Para o efeito foram investidos perto de 11 milhões de meticais. A portagem em causa está inserida no Programa Auto Sustentado de Manutenção de Estradas (PROASME).

Na referida estrada circulam camiões pesados contendo cargas diversas que saem de Moçambique para o vizinho Malawi e vice-versa.

O delegado do Fundo de Estrada, na Zambézia, José Araújo, diz que a iniciativa visa garantir o auto sustento da estrada, construída há três anos. Os preços variam de 50 a 1000 meticais para veículos pesados com carga.

“Zambézia passa” a contar com “três portagens, todas elas no distrito de Mocuba. Elas visam preservar os investimentos feitos no sector de estrada para permitir manutenção eficaz”.

Os automobilistas concordam com aquela infra-estrutura, mas dizem que os preços são relativamente altos. “As portagens são bem-vindas, mas devo dizer que os preços são altos. Nós que fazemos o transporte de pessoas de um ponto para o outro, temos que pagar 200 meticais. Isso não satisfaz, porque muitas vezes até passamos vazios” disse Jaime Luís, um automobilista.

Em resposta, o delegado do Fundo de Estrada diz que a medida tarifária é irreversível, pois foi calculada na base de um estudo, fluxo dos carros e manutenção que poderá acarretar assim que a via precisar de intervenção.

A avaliar pelo fluxo dos carros, a portagem poderá arrecadar diariamente 40 mil meticais,  valor que irá reforçar no orçamento de manutenção de estrada na Zambézia.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos