A Associação Kulungwana realiza amanhã, através do Projecto Xiquitsi, o concerto de encerramento do ano 2021, referente à nona Temporada de Música Clássica, na Cidade de Maputo. O conceito deste concerto, segundo a associação, é essencialmente de exaltação da moçambicanidade.
Lenna Bahule, Dilon Djindji, Stewart Sukuma e Deltino Guerreiro são os músicos convidados para acompanhar a Orquestra e Coro Xiquitsi sob direcção musical de Kika Materula.
Num comunicado de imprensa, a Associação Kulungwana refere que o concerto representa um marco para o projecto Xiquitsi, pelo facto de juntar várias gerações que executam diferentes géneros musicais, permitindo, assim, mostrar a transversalidade deste projecto de inserção social.
Para além da apresentação dos músicos convidados, será interpretada a peça clássica, “Missa para o meu sol, o Cordeiro”, composta pelo aluno de Xiquitsi Estêvão Chissano.
Por seu turno, a fundadora do Xiquitsi, Kika Materula, que vai dirigir o concerto, diz que um dos grandes marcos do projecto é realizar um concerto voltado para as raízes moçambicanas, o que torna a sessão especial, representando, igualmente, um crescimento para o Xiquitsi.
Materula acrescenta que o concerto é também o reencontro entre os alunos que maioritariamente têm aulas à distância nesta fase.