O presidente da China foi, esta sexta-feira, reeleito, por unanimidade, para um terceiro mandato de cinco anos no país. Xi Jinping já tinha conseguido, ano passado, a continuação da sua presidência no Partido Comunista Chinês por mais cinco anos
Pela terceira vez, Xi Jinping é eleito para dirigir os destinos do país mais populoso do mundo, a China. O líder chinês foi eleito por unanimidade pela Assembleia Popular Nacional, órgão máximo legislativo da China, para governar o país por mais cinco anos.
Xi Jinping, de 69 anos, tinha já conseguido em Outubro dos anos passado um prolongamento de cinco anos na chefia do Partido Comunista Chinês e da comissão militar, os dois mais importantes cargos do poder no país.
Com a reeleição Xi Jinping controla os três braços do poder, o Estado, o PCC e o exército.
Na sessão plenária foram igualmente aprovadas as nomeações de vice-presidente e presidente do Comité Permanente da Assembleia Popular Nacional.
A eleição de Xi Jinping foi alvo de elogios por parte do presidente da Rússia.
A Rússia aprecia enormemente a vossa contribuição pessoal para o reforço das relações entre os nossos países. Estou certo de que ao agir em conjunto, garantiremos o desenvolvimento de uma cooperação russo-chinesa frutuosa em vários domínios”, disse Vladimir Putin.
Recorde-se que Pequim não condenou, nem apoiou explicitamente a ofensiva russa na Ucrânia, apesar de ter pedido uma resolução para o conflito.