O País – A verdade como notícia

Witi e Pepo de pé quente neste fim-de-semana

Depois dos jogos das selecções nacionais, que encerraram a qualificação para o Mundial 2026, os jogadores regressaram aos seus clubes e, neste fim-de-semana, dois moçambicanos estiveram com pé quente ao marcarem golos que garantiram vitórias para os seus clubes. Trata-se de Witi Quembo, pelo Nacional da Madeira, e Pepo, pelo Caldas, ambos a actuarem em Portugal.

Fim-de-semana da Taça em Portugal, com os principais candidatos na eliminatória a fazerem jus à condição e conseguirem lugar na quarta ronda da competição. São os casos de Nacional da Madeira, Sporting de Portugal e Caldas, equipas onde actuam três moçambicanos.

O Nacional da Madeira foi a primeira equipa a garantir a passagem no duelo com o Rebordelo da quarta divisão, ao vencer por claros 3-1, fora de portas, com o internacional moçambicano Witi Quembo a dar gosto ao pé, marcando um dos golos da sua equipa.

Assim, na quarta ronda, a equipa da Madeira terá pela frente, em sua casa, o Sporting de Braga, num duelo entre equipas da primeira divisão, que promete muitas emoções e um prognóstico reservado.

As duas equipas já se defrontaram na presente temporada, na “pedreira”, com a turma de Witi a derrotar os bracarenses por uma bola sem resposta.

Quem também esteve de pé quente é Pepo. O internacional moçambicano deu a vitória ao Caldas ao apontar o único golo da partida, aos 62 minutos, para tirar do caminho o Mirandela, equipa que milita no Campeonato de Portugal.

O Caldas vai defrontar, na quarta ronda da Taça de Portugal, o Tondela.

Já o Sporting de Portugal, onde milita Geny Catamo, teve de suar as estopinhas para superar o Paços de Ferreira na eliminatória, com vitória sofrida por 3-2, alcançada já no fim do jogo.

O internacional moçambicano, que havia marcado pelos Mambas frente à Somália,  entrou a substituir e contribuiu para a vitória, ao fazer assistência que garantiu o terceiro golo, apontado pelo jogador do Paços, quando tentava um passe para o seu colega Ivan Frasneda.

Uma vitória sofrida que garante a quarta ronda onde o adversário é mais acessível que o anterior, já que vai defrontar o Marinhense, equipa que disputa a quarta divisão de Portugal.

A quarta ronda da Taça de Portugal será disputada entre sábado e domingo, nos dias 22 e 23 de Novembro próximo. O Nacional volta a jogar na “pedreira”, terreno do Braga, tal como o Caldas que joga fora de portas, em Tondela. Já o Sporting vai receber o seu adversário em casa.

 

Ratifo, Mexer e Gildo titulares

Outros moçambicanos que actuam fora de portas e que estiveram ao serviço dos Mambas na dupla jornada tiveram exibições diferentes e resultados também diferentes.

Stanley Ratifo, Mexer Sitoe e Gildo Lourenço foram titulares nos seus clubes, ainda que tenham tido sortes diferentes. Ratifo não marcou e não evitou a derrota da sua equipa, o Chemie Leipzig, diante do Lokomotive por 2-0.

Já Mexer Sitoe, que nesta jornada dupla de qualificação para o Mundial ostentou a braçadeira de capitão dos Mambas, foi titular e ajudou a sua equipa, o Keçiroengucu, a não perder diante do Sivasspor, garantindo o nulo.

Por seu turno, Gildo Lourenço também não evitou a derrota do Tadamon Sour diante Al- Abbasiyh por 1-3, saindo derrotado do encontro.

Alfonso Amade e Ricardo Guimas, este último ausente devido ao nascimento do seu filho, foram jogadores utilizados nas suas equipas e tiveram sortes diferentes. Amade ajudou o Dunfermline FC a vencer o Raith por 2-0, enquanto Guimas não foi a tempo de evitar a derrota da sua equipa, o Zita FK, diante Sabah por 3-0.

Bruno Langa não saiu do banco na vitória do Pafos ante o Althnikos (2-0), tal como Faisal Bangal, no empate do AC Mestre diante do  Bassomo.

Dialo Calila esteve ausente, por opção técnica, na vitória da sua equipa, Santa Clara, diante do Espinho por 4-2, na marcação das grandes penalidades, depois do nulo no tempo regulamentar, em partida da Taça de Portugal. Poderá ser opção frente a Comércio e Indústria, da quarta divisão portuguesa, na quarta ronda.

Reinildo Mandava cumpriu o último jogo de suspensão depois do vermelho que viu há um mês e por isso viu o Sunderland derrotar o Wolverhampton por 2-0, estando na bancada.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos