A WaterAid realizou, este sábado, uma maratona para angariar fundos visando a construção de fontanários de água para a comunidade de Mulinda, no distrito de Mecanhelas, província do Niassa.
Com cerca de 700 habitantes, esta comunidade debate-se com problemas de água, sendo que a única fonte de água de que aquela população dispõe é do rio Muchimazi que, além de ser imprópria para o consumo humano, dista cerca de quatro quilómetros.
É justamente para minimizar o sofrimento daquela população que a organização não-governamental, WaterAid organizou este sábado uma maratona para a angariação de fundos para a construção de fontenários naquele ponto do país.
“Todos fundos que nós estamos a angariar com o apoio dos parceiros, patrocinadores e também com todos os participantes, são para a construção um furo de água para a comunidade de Mulinda, no distrito de Mecanhelas. Esta comunidade não tem nenhuma fonte segura de água”, disse Cristina Licenga, chefe de angariação de fundos e desenvolvimento de negócio da WaterAid.
A organização espera angariar cerca de 500 mil meticais, valor necessário para o projecto e prevê a construção nos meses de Abril e Maio.
Já o director nacional da WaterAid, Florêncio Marerua, revelou que, além da província do Niassa, a WaterAid está a trabalhar com os governos das províncias de Nampula, Zambézia e Maputo, para identificar os distritos críticos em termos de acesso à água e dar a devida assistência.
“Em coordenação com os governos provincial e distrital, identificamos quais são as províncias e distritos mais necessitados que a resposta da WaterAid pode complementar aquilo que são os esforços do governo nesses distritos”, sublinhou Marerua.
A maratona contou com a participação de mais de 500 pessoas, entre atletas profissionais e amadores.