Várias personalidades participam na sessão inaugural do segundo grande fórum MOZEFO. Desde políticos a empresários, do antigo Chefe do Estado, Joaquim Chissano, a diplomatas, encontra-se o Presidente da CTA, Agostinho Vuma. Intervindo nesta manhã, no Centro de Conferências Joaquim Chissano, em Maputo, o empresário não hesitou ao referir-se ao fórum económico: “o MOZEFO enquadra-se num conjunto de mecanismos consultivos que reforçam a criação de um bom ambiente de negócio”.
Falando a um auditório muito concorrido, Agostinho Vuma afirmou que, num mundo mais globalizado, é impossível desassociar o conhecimento do desenvolvimento do país. “E, estando a economia a mostrar sinais de recuperação, há que incluir todas as forças produtivas do país, daí que CTA está certa de que este fórum, com várias experiências, consiga libertar ferramentas para o desenvolvimento do país”.
Na percepção de Agostinho Vuma, MOZEFO transforma-se num fórum privilegiado de diplomacia económica. Logo, a CTA pretende reforçar a cooperação com entidades estratégias estrangeiras, com parceria do MOZEFO, porque, a partir disso, acredita que pode alcançar os seus objectivos e divulgar ideias de desenvolvimento no país através de conselhos empresarias nas províncias e aos parceiros