O País – A verdade como notícia

Voz da Huawei na 9ª Edição da MOZTECH: a tecnologia deve beneficiar toda a humanidade

[Moçambique, 26 de Maio de 2022] A Huawei Mozambique Technologies Limitada, participou de 18 – 19 de Maio na a 9ª edição da MOZTECH, a maior feira de tecnologia de Moçambique, que contou com a presença de especialistas do setor de TIC, acadêmicos e economistas de todo o mundo. Entre os oradores estava o Diretor Geral da Huawei Mozambique, Sr. Hou Qiang.

Nesta feira de tecnologia, que contou com vários intervenientes e participações de entidades reguladores e instituições do estado, privados, e de vários serviços ligados a área digital. A Hauwei apresentou vários temas, dos quais com mais impacto para Inclusão digital, 5G e  Segurança Cibernética.

A Huawei, como facilitadora de um mundo inteligente, a indústria de TIC desempenha um papel fundamental na promoção do crescimento econômico e do bem-estar social. É também um catalisador para a realização dos Metas de desenvolvimento sustentável da ONU. Por meio de sua iniciativa de inclusão digital TECH4ALL, a Huawei trabalha com parceiros para impulsionar a equidade na educação e conservar a natureza. Estamos tornando a tecnologia mais inclusiva investindo em tecnologia, aplicativos e habilidades. O objetivo da iniciativa é levar a tecnologia digital a todas as pessoas, lares e organizações.

Durante a sessão Tech-Talk da feira Moztech, o Director Geral da Huawei Mozambique disse que “a tecnologia não deve ser apenas para privilegiados, deve beneficiar toda a humanidade. Estamos trabalhando com nossos parceiros globais para usar as TIC para ajudar a resolver problemas globais em educação, meio ambiente, saúde e desenvolvimento. Acreditamos que ninguém deve ficar para trás no mundo digital” disse o Antonio Hou.

Assim mesmo, o Director Geral afirmou que a Huawei esta a practicando a iniciativa de inclusão digital em Moçambique através do projecto cobertura rural “Ruralstar”. O sucesso empresarial da Ruralstar foi provado em Moçambique, 600 locais propostos para serem construídos para a ligação de 4,5 milhões de moçambicanos não conectados em 18 meses em 2021.

Além disso, durante a sessão do debate 5G, o CTO da Huawei Mozambique, também enfatizou que “É preciso analisar o mercado e o tipo de subscritores a servir. Por outro lado, ainda é necessário ter uma estratégia comum e abrangente para formular um plano tangível como país”, diz Bob Mo, da Huawei Technologies Moçambique, que, no entanto, apontou alguns dos vários desafios que temos pela frente, especialmente em nosso país.

No tema de Segurança Cibernética, Desre Nieuwoudt, a Gerente Sênior de Políticas de TIC e Gestão de Parceria Estratégica Regulatória da Huawei SA apountou que a empresa leva a segurança cibernética muito a sério e

recentemente a Huawei abriu o novo Centro Global de Transparência de Segurança Cibernética e Proteção de Privacidade em Dongguan para abordar essas questões, fornecendo uma plataforma para as partes interessadas do setor compartilharem conhecimentos em governança cibernética e trabalharem juntos em soluções técnicas. O centro foi projectado para demonstrar soluções e compartilhar experiências, facilitar a comunicação e a inovação conjunta e oferecer suporte a testes e verificações de segurança. Ele estará aberto a reguladores, organizações de testes independentes de terceiros e organizações de padrões, bem como clientes, parceiros e fornecedores da Huawei. Isso porque a Huawei está ciente de que a questão da segurança cibernética é um problema global e um processo contínuo.

A Huawei preza e manifesta seu maior interesse de trazer o digital a todos, espcialmente nas comunidades em zonas mais recondidas, cumprindo assim o seu compromisso e contribuição no processo de digitalização de Moçambique e acesso a tecnologia para todos.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos