Já está reposta a comunicação através de uma das redes de telefonia móvel, na província da Zambézia. O Instituto Nacional das Telecomunicações de Moçambique garantiu que a comunicação noutras duas operadoras seria reposta ainda hoje.
A entrada do ciclone tropical Freddy no país, no último sábado, causou a interrupção da comunicação telefónica na província da Zambézia.
Isso porque os ventos fortes condicionaram o funcionamento de todas as redes de telefonia móvel nos distritos de Quelimane, Nhamassunge, Nicoadala, Maganja da Costa e Pebane.
Entretanto, dois dias depois, o regulador das telecomunicações no país disse que já é possível comunicar-se através de uma das operadoras.
“Ontem (domingo), estávamos com as comunicações fora de serviço em Quelimane. Alguns operadores trabalharam incansavelmente e uma das operadoras de telefonia móvel conseguiu repor”, explicou Massingue Apala, director dos Serviços de Comunicações do INCM.
Com o abrandamento dos ventos, a instituição disse que tudo estava a ser feito para que, até o fim do dia de ontem, todas as redes de telefonia móvel voltassem a operar.
“As outras duas operadoras estão a fazer esforços no sentido de repor as comunicações. As infra-estruturas são diferentes, os danos que sofreram também. Pensamos que ainda hoje (segunda-feira) a situação poderá estar resolvida”, garantiu Apala.
Para as restantes províncias afectadas pelo ciclone tropical Freddy, o regulador das telecomunicações no país garante que a situação está controlada.