O País – A verdade como notícia

Voleibolistas nacionais participam nos II Jogos Africanos de Praia

Foto: O País

A selecção nacional de vólei de praia segue, esta terça-feira, para Hammlet, na Tunísia, onde de 23 a 30 de Junho irá disputar os II Jogos Africanos de Praia, evento que irá contar com a participação de 42 países. Moçambique somente vai disputar provas de voleibol de praia.

Para o evento, o país carrega fortes ambições de revalidar o título conquistado há quatro anos, em femininos, na cidade da Praia, em Cabo Verde. É neste sentido que foram seleccionadas seis duplas das quais três masculinas e igual número em femininos.

Num evento no qual irá competir no torneio quatro por quatro (com quatro voleibolistas de cada lado), Moçambique vai ser representado por Ainadino Martinho, Jorge Monjane, José Mondlane, Osvaldo Mungoi, Aldevino Nuvunga e Alírio Manjate em masculinos.

Já em femininos, foi constituída uma equipa constituída por Ana Paula Sinaportar, Vanessa Muianga, Ângela Tembe, Natália Intengo, Assiat Ibraimo e Joana Simone. Na primeira edição, em feminino, o país quedou-se na 4ª posição.

Está confirmada, em femininos, a presença de voleibolistas do Sudão, Congo, Nigéria, Tunísia, Marrocos e Zâmbia. Já em masculinos teremos como oponentes atletas do Botswana, Gâmbia, Tunísia, Togo e Gâmbia.

A delegação moçambicana despediu-se, ontem, na sede do Comité Olímpico de Moçambique (COM) com a promessa de tudo fazer para dignificar o país no certame.

Nesta segunda edição dos Jogos Africanos de Praia, espera-se que 1.100 atletas participem em 30 eventos/disciplinas desportivas, num universo de 53 países, número superior aos 42 que participaram nos primeiros Jogos Africanos de Praia na ilha do Sal, Cabo Verde, há quatro anos.

De salientar que as competições nas modalidades de futebol feminino e remo servirão de qualificação para os Jogos Mundiais de Praia a terem lugar em Bali, Indonésia, em Agosto deste ano.

Os segundos Jogos Africanos de Praia visam reunir os atletas e jovens dentro dos valores da solidariedade e respeito. A competição é promovida pela Associação dos Comités Olímpicos Africanos (ACNOA) e conta com a organização técnica da União das Confederações Desportivas Africanas (UCSA).

Lembre-se que a ilha do Sal acolheu de 14 a 23 de Junho de 2019 a primeira edição dos Jogos Africanos de Praia, tendo Marrocos sido consagrado como o grande vencedor.

Cabo Verde ficou na quarta posição no “ranking” de medalhas, num universo de 43 nações em 11 modalidades ligadas ao mar, nomeadamente atletismo, basquetebol 3×3, andebol de praia, ténis de praia, futebol de praia, remo no mar, futebol freestyle, karaté kata, kitesurf, e natação em águas abertas.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos