Numa reunião que decorreu hoje entre a Vodacom Moçambique e a Moçambique Telecom, SA (Tmcel) sob a mediação do regulador, a Tmcel manteve o compromisso de liquidar o primeiro terço da dívida de interligação à Vodacom no prazo de 90 dias, entretanto a Vodacom não aceitou esta proposta da Tmcel, dando um novo prazo de 10 dias, para liquidação de 200 milhões de meticais.
“A Vodacom Moçambique concedeu mais 10 dias à Tmcel para o pagamento da dívida, após mais uma ronda de negociações . A medida é tomada depois de a Tmcel não ter conseguido apresentar um plano satisfatório de liquidação da dívida que tem com a Vodacom. As sessões negociais estão a ser mediadas pela Autoridade Reguladora das Comunicações de Moçambique (ARECOM)”, lê-se na nota enviada pela Vodacom.
Findo o prazo, de acordo com a nota, a Vodacom reserva-se ao direito de cortar a interligação como anunciara anteriormente.
No entanto, para a Tmcel, a Vodacom devia considerar e aceitar a proposta de liquidar o primeiro terço da dívida no prazo de 90 dias, no valor de 200 milhões de meticais, até Setembro próximo e, a partir deste mês de Junho, a liquidação mensal de 12 milhões de meticais, como parte de uma relação de interdependência entre ambas as operadoras.
“Com efeito, a Vodacom também usa a rede da Tmcel, bem como serviços e facilidades da primeira operadora moçambicana e, no espírito de uma relação comercial sã, dever-se-ia concluir esta negociação para não trazer prejuízos e dissabores aos clientes de ambas as redes, pelo que apela à Vodacom para negociar com bom senso e no interesse superior das comunicações no país”, lê-se no comunicado.
A decisão tomada pela Vodacom advém de uma dívida de cerca de 600 milhões de meticais, resultante do incumprimento por parte da Tmcel do contrato de interligação entre as duas operadoras.