O País – A verdade como notícia

banner_02

Vlademir Putin já escolheu novo primeiro-ministro

Trata-se do economista de formação, Mikhail Mishustin de 53 anos, chefe do Serviço Federal de Impostos da Rússia desde 2010. Trabalhou na área das tecnologias da informação durante a década de 1990.

Mishustin foi a escolha de Putin para suceder Dmitri Medvedev que se demitiu esta quarta-feira para “facilitar” uma revisão constitucional que pode permitir a Putin ficar mais tempo no palácio presidencial.

Putin e Mishustin encontraram-se no Kremlin, onde o Presidente russo “sugeriu que assumisse o cargo de chefe de Governo” e, segundo a agência de notícias russa Sputnik, Mikhail Mishustin já aceitou o cargo.

Agora, o russo terá de ter a aprovação do Parlamento, que vai votar esta decisão na próxima semana. O líder do partido Rússia Unida, Sergei Neverov, revelou à comunicação social russa que vai rever a candidatura de Mishustin esta quinta-feira, mas não ficou claro quando é que a Duma planeia fazer a votação.

Para o primeiro-ministro demissionário, as alterações à Lei Fundamental quando forem adoptadas “vão trazer mudanças substanciais não apenas para uma série de artigos da Constituição, mas à balança de poderes”.

Vladimir Putin foi eleito para a liderança do governo pela primeira vez em Agosto de 1999. Fez dois mandatos e, como a constituição russa não permite um terceiro, fez campanha por Dmitri Medvedev que, um dia depois de ser eleito, o escolheu como primeiro-ministro.

Volta a ganhar a presidência onde se mantém desde 2012 e onde parece agora querer ficar depois de 2024, o final do quarta mandato no Kremlin.

Alexei Navalny, líder da oposição russa, não tem dúvidas e diz que o “único” objetivo de Putin é ficar na presidência até ao fim da vida.

 

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos