O País – A verdade como notícia

Vice-presidente do Afeganistão diz ser Presidente legítimo e promete batalha

Após a tomada de Cabul pelos talibãs, no último domingo, o Vice-presidente deposto do Afeganistão, Amrullah Saleh, declarou-se ontem Presidente legítimo do país, devido à fuga do antigo Chefe de Estado, e prometeu não submeter-se ao grupo.

“Segundo a Constituição afegã, em caso de ausência, fuga, demissão ou morte do Presidente, o primeiro Vice-presidente torna-se o Presidente em Exercício. Estou actualmente no meu país e sou o Presidente em Exercício legítimo. Apelo a todos os líderes para apoio e consenso”, disse Amrullah Saleh em defesa do seu título, citado pelo Notícias ao Minuto.

O Vice-presidente vai mais fundo afirmando que não vai decepcionar as pessoas que lhe ouviram. Por isso, “nunca estarei sob o mesmo tecto que os talibãs”, afirmou o dirigente deposto.

De acordo com o Notícias ao Minuto, existe uma probabilidade de Amrullah Saleh e Ahmad Massoud estarem a lançar as bases do que seria uma rebelião contra o novo regime, uma vez que homens armados começaram a reagrupar-se em Panchir.

O vale de Panchir, onde Amrullah Saleh está foragido e de difícil acesso, nunca caiu nas mãos dos talibãs durante a guerra civil dos anos 1990, nem uma década antes para os soviéticos.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos