O País – A verdade como notícia

Verónica Macamo diz que custo dos combustíveis preocupa todas as pessoas

Foto: O País

A ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Verónica Macamo, esteve, hoje, na audiência que o Presidente da República concedeu ao conselheiro de Estado da China e membro do Partido Comunista Chinês, Yang Jiechi. No fim do encontro, Macamo falou dos temas debatidos e disse: “estamos todos preocupados” com o custo dos combustíveis.

No encontro com Filipe Nyusi, em que foram abordados vários temas, Yang Jiechi liderava uma equipa de membros do Governo chinês e do partido comunista.

“O encontro foi caracterizado por um ambiente de amizade, cordialidade e solidariedade, o que permitiu avaliar a situação política, económica e social prevalente na República de Moçambique e na República Popular da China”, explicou a titular da pasta dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, no fim do encontro.

Das questões socio-económicas, preocupa aos moçambicanos o custo dos combustíveis, que tende a subir devido à guerra entre a Rússia e a Ucrânia.

“As consequências estão em todo o mundo. Até nós, que estamos bem longe da Ucrânia, estamos a senti-las. O custo dos combustíveis é consequência da guerra entre a Rússia e a Ucrânia”, explica Macamo, para depois frisar que “estamos todos preocupados. A única coisa que podemos fazer, como países-membros das Nações Unidas, é continuar a falar com as partes”.

A ministra diz, ainda, que o Presidente da República falou de outras áreas nas quais o país precisa de ajuda financeira. Tal é o caso do sector de infra-estruturas, especificamente na reabilitação da Estrada Nacional Número Um, que “clama” por intervenção.

“O Presidente [da República] falou da necessidade de apoio na reabilitação da Estrada Nacional Número Um, que liga o nosso país de lés-a-lés. Também falou da importância da construção da sede da Assembleia da República.”

A construção da cidadela parlamentar, que inclui a sede do Parlamento, devia ter arrancado em 2011, mas passa mais de uma década e o projecto ainda não foi implementado.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos