A plataforma de vendas da empresa Linhas Aéreas de Moçambique (LAM) por internet registou, no primeiro semestre do ano em curso, um crescimento de 61% em comparação com igual período do ano passado. Segundo comunicado enviado pela empresa ao nosso jornal, este resultado reflecte cada vez maior preferência do público pelas novas tecnologias para viabilizar as suas viagens.
A adesão às vendas através da página electrónica da LAM permitiu ascender ao grupo dos três com o maior número de bilhetes emitidos, juntamente com as lojas da LAM e o BSP, ou seja, a rede de agências de viagens membros da IATA (Associação Internacional de Transporte Aéreo).
Como resultado do crescimento que têm registado, desde a sua introdução na LAM, em 2009, as vendas por internet passaram agora a representar 9% do total de passagens aéreas adquiridas pelos clientes.
Este aumento e subsequente melhoria de contribuição deste meio na receita global da empresa tem estado mais notório desde a implementação do sistema integrado AMADEUS ALTEA, em 2015, que proporciona funcionalidades interligadas para a realização de reservas de passagens aéreas, emissão de bilhetes, inventários, controlo de partidas – incluindo o check-in e maximização do programa de fidelização de passageiros.
Funcionalidades dos sistemas electrónicos
O sistema AMADEUS ALTEA permitiu simplificar o uso da página LAM de vendas por internet, sendo agora de preenchimento fácil, mais interactiva, objectiva e directa. Favoreceu ainda a activação da opção book now pay later, ou seja, reserve agora e pague depois. Assim, depois da compra, o cliente pode fazer o check-in online, desde que seja dentro do período de 48 horas a 2 horas que antecedem o voo.