O memorando de entendimento para a disponibilização da ajuda foi assinado no dia 17 por Márcio Godoy, Country Manager da Vale no país, Bruno Chicalia, Gerente de Relações Institucionais da empresa e por Iolanda Santos, directora Provincial de Saúde de Maputo.
A ajuda de dois milhões de dólares inclui materiais de higiene, equipamento hospitalar e itens de protecção individual para os profissionais de saúde e 80 mil testes rápidos. Fazem ainda parte da oferta luvas, máscaras, óculos de protecção, botas, macacões e aventais figuram.
“A doação inclui pulverizadores eléctricos, álcool de desinfecção, barras de sabão e frascos de certeza. Além disso, no que se refere a equipamentos hospitalares, serão entregues bombas de infusão, kits de colheita de amostras, aspiradores e outros”, refere a empresa.
O processo de entrega da doação teve início no dia 18 de Abril, em Tete. Entretanto, nos próximos dias, o apoio chegará a outros pontos do país como Maputo, Nampula e Niassa.
"Estamos cientes da nossa responsabilidade, neste momento desafiador para todos. Esta intervenção demonstra o nosso compromisso com a sociedade moçambicana, porque entendemos que somos parte das comunidades nas quais estamos inseridos”, disse Godoy.