O País – A verdade como notícia

Valas de drenagem na Cidade de Maputo cheias de lixo e capim

Foto: O País

As valas de drenagem estão entupidas de lixo e capim na Cidade de Maputo, o que impede a passagem da água. A situação aumenta o drama criado pela chuva.

Arbustos e capim alto no meio da vala de drenagem dificultam a passagem da água de chuva nas valas da Avenida Joaquim Chissano e da Praça 16 de Junho, na Cidade de Maputo.

“A limpeza feita nestas valas, fazem de forma superficial só para o inglês ver, como dizem. As pessoas que trabalham nesse meio não estão satisfeitas com os salários que recebem”, lamentou o munícipe.

Alberto Macuacua, residente do bairro Jardim na Cidade de Maputo, afirma que, sempre que chove, a vala fica entupida e, desde Setembro do ano passado, o Município não faz a limpeza das valas.

“Desde Setembro do ano passado, não os vimos a fazerem limpezas nessas valas, aqui há lixo que chega a entupir as valas de drenagem. Se forem mais para o interior do bairro, poderão ver muita água estagnada. Actualmente, fala-se de cólera, malária e diarreia e, com essa água, há muita probabilidade de termos as doenças”, disse outro munícipe.

A vala de drenagem da Avenida Joaquim Chissano escoa as águas do centro da Cidade de Maputo e tem o seu início no cruzamento da Rua da Resistência até ao vale do Infulene.

Assim, as machambas que estão nas proximidades não escaparam. Alguns agricultores até tentaram recuperar os seus produtos, mas em vão. “Perdemos muitos valores, cada canteiro vendíamos a 750 Meticais, já perdemos mais de 20 canteiros. Como pode se ver, a chuva estragou muitos produtos”, referiu um agricultor.

O Instituto Nacional de Meteorologia prevê a continuidade da queda de chuva para os próximos dias, facto que já está a causar inundações em alguns bairros da Cidade de Maputo.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos