Todos os cidadãos poderão saber se o seu Bilhete de Identidade está ou não disponível através de uma notificação por SMS a partir do dia 01 de Outubro. Com esta iniciativa, espera-se reduzir o número de pessoas nas filas-de-espera.
Há seis meses que Isória Macamo suporta as longas filas da Direcção Nacional de identificação civil para levantar o bilhete de identidade da sua filha, mas a resposta é sempre a mesma…
O bilhete de identidade da sua filha nunca lhe-é entregue e como consequência tem perdido várias oportunidades que quando se vão, nunca voltam.
Depois de tanto reclamar, Isória diz ter recebido uma notificação por SMS para ir levantar o documento da sua filha, mas mais uma vez, sem sucesso.
O sistema ainda está a funcionar em fase experimental. Mas nem por engano Maria da Costa recebeu a notificação tanto que há um mês espera pelo bilhete de identidade dos seus filhos.
E contra todas as inquietações dos utentes, a Direcção Nacional de Identificação Civil vai implementar, a partir de Outubro, um sistema de alerta por SMS para o levantamento do documento.
Para o funcionamento em pleno do aplicativo, a Direcção Nacional de Identificação Civil apela aos utentes a prestarem informações fiáveis.
Sem avançar o valor investido, Alberto Sumbana revelou que a iniciativa vai ser implementada em todo país e funciona com duas operadoras de telefonia móvel.