O País – A verdade como notícia

UP-Maputo parte hoje para “Universitário” da China

A equipa da UP-Maputo de voleibol de sala em femininos parte, esta quarta-feira, para Macau, República Popular da China, onde vai disputar o Torneio Internacional Universitário, em representação do país. Segue viagem nesta empreitada uma delegação de 20 membros, entre dirigentes, treinadores, atletas e staff de apoio.

Representar o país condignamente é o objectivo da equipa sénior feminina de voleibol de sala da Universidade Pedagógica de Maputo, que parte esta quarta-feira, para Macau, China, onde vai participar num Torneio Internacional Universitário.

Esta terça-feira, a equipa principal realizou o seu último ensaio em solo pátrio, onde os treinadores procuraram aprimorar os aspectos técnicos e tácticos, bem como todos os sistemas de defesa e ataque, como forma de dotar as atletas de traquejo para enfrentar as adversárias que terão pela frente.

Para esta odisseia, a equipa leva 14 jogadoras que têm a missão de representar o país no Torneio Internacional Universitário. Júlia Fulaho, capitã das estudantes, diz que a equipa está preparada para esta competição, tendo em conta a experiência das suas jogadoras em outras provas internacionais.

“A equipa está muito feliz, estamos unidas e muito convictas de vencer e estamos com todo o foco para ganhar”, disse Júlia Fulaho.

Já outra atleta da UP-Maputo disse que “vamos tentar representar da melhor forma possível o país e vamos tentar colocar em prática tudo aquilo que fomos treinando neste período, para termos uma boa performance nesta prova”.

Foram muitos meses de trabalho, tendo em vista alcançar a forma necessária para atacar a prova, evento que vai juntar várias universidades do mundo.  Lourenço, treinador da equipa, assume que não foi fácil, mas tudo será feito para que a equipa esteja em condições de representar o país.

“Neste momento, a equipa está na sua melhor forma, apesar de termos uma e outra lesão. No entanto, acreditamos que, com o tipo de trabalho que elas têm estado a fazer, até a competição estarão em condições de ajudar a equipa”, disse, referindo-se às atletas que estão com mazelas.

Por seu turno, o presidente dos estudantes falou dos aspectos organizativos e logísticos. “Em termos organizacionais, temos tudo pronto para a viagem, uma vez que temos todo o material logístico organizado para esta viagem, faltando apenas a hora para nos concentrarmos e viajarmos”, disse.

Esta não é a primeira vez que a Universidade Pedagógica de Maputo participa em eventos similares.

Na manhã desta terça-feira, a equipa despediu-se do reitor da UP-Maputo, Jorge Ferrão.

Fazem parte da comitiva, liderada pelo presidente do clube, Lemos Ngovene, dezanove elementos, entre os quais atletas, treinadores e massagistas.

O conjunto será orientado por Ângelo Lourenço, treinador principal, e Délcio de Sousa Soares, assistente. Seguem para o palco da competição as atletas Joana Amome Simone, Martina Alexandre Manganhela, Júlia Lucas Fulaho, Elisa José Mwalane, Natália Rabeca Buvane, Luana Mário Monjane, Rosa Ismael Muianga, Vânia Precina José Miambo, Verónica Carloss Roque, Nádia Júlio Bango, Marlene David Muchanga, Vanessa Casimiro Muianga e Ângela Dércia Tembe.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos