A Universidade Eduardo Mondlane (UEM) graduou hoje 591 estudantes. Trata-se de 496 licenciados e 95 mestres. Entre os licenciados, está um idoso de 66 anos que precisou de 37 anos para concluir o grau de licenciatura em Agronomia.
Chama-se Adriano Mussindo, seu caminho no Ensino Superior começou em 1982, quando entrou para fazer o curso de Agronomia. Dois anos depois teve de interromper, tendo regressado só na década de 90. Não passou muito tempo até que voltasse a interromper e só retomou em 2006. No meio disto tudo teve acidente que o deixou paralítico e teve de ir à India para o devido tratamento. Mas porque o sonho estava lá, nunca desistiu e aprendeu uma lição: Nunca desistir.
Tanto tempo a batalhar para ter a licenciatura, até ganhou uma visão diferente sobre o sector agrário do país e quer fazer mestrado para dar melhor contributo.
Adriano Mussindo já está quase a reformar e daqui a missão é melhorar o desempenho dos agricultores no país. Mas para quem ainda vai entrar para o mercado de emprego, o empreendedorismo é a solução.
Os desafios sobre o Mercado de emprego foram reforçados ainda mais pelo Reitor da Universidade, Orlando Quilambo.