O valor foi anunciado nesta quinta-feira, em Pemba, província de Cabo Delgado, no âmbito de um acordo entre a União Europeia e Portugal, com o intuito de viabilizar o projecto “Mais Emprego”, parte do Programa Emprega.
Na ocasião, a União Europeia disse que se junta ao Programa Emprega e apoia iniciativas da Secretaria de Estado da Juventude e Emprego (SEJE) na provisão de três milhões de empregos.
Falando após assinar o acordo de delegação com Portugal, Antonio Sánchez-Benedito Gaspar disse acreditar na potencialidade de Moçambique em prover mais empregos para jovens de todo o país, em particular para os jovens de Cabo Delgado.
O embaixador da União Europeia garantiu apoiar a SEJE a viabilizar recursos para potencializar a formação profissional e captar mais empregos.
Na mesma ocasião, Antonio Sánchez-Benedito Gaspar reafirmou o seu total apoio ao Governo moçambicano e lamentou o facto de o país estar a enfrentar enormes desafios com vista a tornar a agenda do Executivo flexível na criação de oportunidades de emprego para jovens, devido aos ataques de terroristas em Cabo Delgado, diz uma nota enviada ao “O País”.
Por sua vez, a embaixadora de Portugal em Moçambique, Maria Amélia Paiva, afirmou que o projecto terá quatro anos de duração e que vai contribuir no aumento de oportunidades económicas para os jovens de Cabo Delgado.
A diplomata frisou, segundo o documento que citamos, que o projecto irá apoiar igualmente o sector público-privado e as micro empresas da província de Cabo Delgado a prover emprego para jovens e em particular os do distrito de Palma.
Maria Amélia Paiva sublinhou ainda que durante os quatro anos de execução do projecto 800 jovens serão formados entre eles raparigas e rapazes, enquanto 35 empresas do sector privado serão apoiadas a capitalizar mais empregos para jovens.
O secretário de Estado na província de Cabo Delgado, Armindo Ngunga, testemunhou o momento e destacou o envolvimento do sector empresarial, do sector privado na formação profissional e sublinhou que “o projecto Mais Emprego” constitui uma oportunidade ímpar para a provisão de oportunidades para jovens da província, indica a nota enviada ao “O País”.
O secretário de Estado da Juventude e Emprego, Oswaldo Petersburgo, assegurou que a iniciativa “Mais Emprego” irá contribuir na formação, e aumento de emprego no país e em particular em Cabo Delgado.
Assinalou ainda que o lançamento do projecto acontece numa altura em que a União Europeia acaba de anunciar um apoio ao Orçamento do Estado, no valor de 100 milhões de euros, para os sectores da Educação, Saúde e Acção Social, de modo a fazerem face ao impacto da COVID-19.
Oswaldo Petersburgo reafirmou o seu compromisso em continuar a trabalhar com a União Europeia na formação profissional e na criação de emprego para os moçambicanos.
“O Governo está onde o seu povo se encontra e está igualmente onde os jovens trabalham arduamente na busca de soluções visando desenvolver Moçambique”, disse Petersburgo.