O País – A verdade como notícia

União Africana pede apoio para deslocados sudaneses

Foto: Notícias ao Minuto

O presidente da Comissão da União Africana (UA), Moussa Faki Mahamat, apelou esta sexta-feira aos Estados vizinhos do Sudão e à comunidade internacional para que prestem um apoio humanitário urgente aos civis que fogem do conflito neste país africano.

Em comunicado, citado pelo Notícias ao Minuto, Moussa Faki Mahamat afirmou que continua a acompanhar “com crescente preocupação, a situação dos civis envolvidos no conflito no Sudão e renova o apelo aos vizinhos do Sudão e às agências regionais e mundiais relevantes para que facilitem a circulação e a segurança dos civis que atravessam as suas fronteiras.

Às partes envolvidas no conflito, Forças Armadas do Sudão e às Forças de Apoio Rápido, o presidente da UA reiterou o seu apelo para que cheguem imediatamente a acordo sobre um cessar-fogo permanente, a fim de facilitar a prestação de assistência humanitária aos sudaneses que dela necessitam urgentemente.

Até o momento, segundo o Ministério da Saúde sudanês, mais de 500 pessoas foram mortas e 4.193 ficaram feridas desde o início dos combates, principalmente em Cartum e Darfur (oeste), segundo o Ministério da Saúde sudanês.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos