O País – A verdade como notícia

UA e Somália assinam acordo para reforçar segurança no país

Foto: Monitor do Oriente

A União Africana (UA) e o Governo da Somália assinaram um acordo sobre uma provável proposta de mandato para a organização regional apoiar o país em questões de segurança depois de Dezembro do ano em curso.

“Sabemos que ainda há necessidade de algum tipo de presença de segurança da UA para ajudar o Governo da Somália nos próximos anos, enquanto este reforça as suas forças. E, assim, temos estado a discutir como deverá ser a nova missão e qual será o seu mandato”, disse a directora para a Gestão de Conflitos do Departamento de Assuntos Políticos, Paz e Segurança da UA, Fiona Lortan, citada pelo Notícias ao Minuto.

Por seu turno, Hassan Said Samantar, director-geral do Ministério da Defesa da Somália, disse que a assinatura do acordo marcava o início de uma nova temporada.

“Assinámos um importante acordo para a Somália, que dá agora início ao período de transição. Trata-se de um processo que será implementado de forma gradual e iremos, gradativamente, trocar papéis com os nossos irmãos africanos que nos têm vindo a ajudar desde há algum tempo”, disse Said Samantar.

A assinatura do acordo, no passado dia 19 de Agosto, foi testemunhada pela directora-adjunta da delegação da União Europeia na Somália, Nicole Miller, e pela embaixadora-adjunta do Reino Unido no país, Mary Shockledge, em representação destes que foram dois dos principais parceiros internacionais da Somália envolvidos nas negociações.

Desde 1991 que a Somália vive num estado de guerra e caos, depois do autocrata Mohamed Siad Barre ter sido deposto, deixando o país sem Governo e nas mãos de milícias islâmicas e de senhores da guerra.

O Governo federal controla apenas uma parte do território da Somália, apesar do apoio da Amisom.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos