A Banda Kakana vai lançar, às 20h30 de sexta-feira, no Centro Cultural Universitário da Universidade Eduardo Mondlane, na Cidade de Maputo, seu terceiro álbum discográfico. Intitulado Uma nova flor, o disco conta com colaborações de autores como Wazimbo, Tito Paris e Micas Cabral.
Há alguns anos, a Banda Kakana lançou o vídeo-clip da música “Xiluva”. Crianças, adolescentes, jovens e adultos, nos carros, nos telemóveis, nos xiguianes ou nos xitikis, ouviram e dançaram ao som do tão afamado tema. Agora, o grupo musical volta à carga, levando ao seu público o terceiro álbum discográfico, Uma nova flor, mesmo a condizer com o significado do termo rhonga “xiluva”, ou seja, flor.
Na verdade, Uma nova flor é uma metáfora. Em outras palavras, significa uma nova página ou um novo recomeço. “Sabemos todos que vivemos tempos sombrios. Este disco, apesar de ter sido produzido num tempo triste, é muito alegre. Então, é um disco de esperança para todos nós”, disse Yolanda Chicana, a vocalista da banda.
O mais recente disco da Banda Kakana possui 17 temas e conta com várias participações. Por exemplo, Jimmy Dludlu, Mingas, Wazimbo, Tito Paris, Micas Cabral, Mr. Kuka e Az Khimera. “Eles são fonte de inspiração para a minha carreira. Este intercâmbio artístico é importante para abertura de culturas. Essa troca de experiências faz-nos capaz de atravessar fronteiras e isso deve continuar”, acrescentou Yolanda Chicane.
A propósito de fronteiras, Tito Paris sublinhou que a música é mesmo universal. Por isso mesmo, “A nossa riqueza está em deslocarmo-nos a outros povos, para nos enriquecermos culturalmente. Costumo dizer que quem não gosta da cultura do outro, não gosta da sua própria cultura”.
Com Yolanda Chicane, Tito Paris fez um dueto na música “Saudade”, cantada em crioulo de Cabo Verde e em português.
Quem também se sentiu honrado em participar no terceiro disco da Banda Kakana é Micas Cabral, vocalista dos Tabanka Djaz. Para o artista, não foi nada difícil colaborar com a banda, até porque “A Yolanda é uma belíssima cantora e tem uma voz incrível. Quando ela me convidou para fazer parte do projecto, obviamente que aceitei sem hesitar. É, talvez, uma grande valia para Banda Kakana e um privilégio para mim”.
À imagem de Micas Cabral, Wazimbo realçou a qualidade criativa da Banda Kakana, com quem tem colaborado já há algum tempo. “Já venho namorando com a Banda Kakana desde a altura que me foi endereçado um convite para participar numa actuação. Sinto que estes os jovens precisam e merecem o nosso apoio e acolhimento. Tenho estado a caminhar com eles e a participar sempre que possível. Daí a minha presença nesta ocasião em que a banda lança o seu terceiro álbum. Esta data é o culminar de um trabalho de abnegação, paixão e total entrega”.
O concerto de lançamento do álbum discográfico Uma nova flor, da Banda Kakana, no Centro Cultural Universitário da UEM, terá duas horas de duração, entre 20h30 e 22h30.