Conhecidas todas as selecções que vão disputar a última eliminatória de acesso à fase final do CHAN 2023, que terá lugar na Argélia. Pela zona austral, serão três embates que vão definir os três qualificados, que vão juntar-se às já qualificadas selecções da Argélia, anfitriã, Marrocos e Líbia, apurados pela zona Norte de África.
Os Palancas Negras defrontam, a 27 de Agosto, os Bafana Bafana da África do Sul, no Estádio Nacional 11 de Novembro, para a primeira mão da segunda e última eliminatória de qualificação ao Campeonato Africano das Nações (CHAN), dedicado aos jogadores que actuam em competições domésticas, mercê da vitória por 1-0, sobre as Ilhas Maurícias, este domingo, em desafio da segunda mão da preliminar de apuramento, disputado no Estádio Nacional 11 de Novembro, em Luanda.
Um golo de Megue, na primeira metade do jogo, confirmou a qualificação dos Palancas Negras, com agregado de 3-0, depois do triunfo fora de portas por 0-2.
Angola decide o apuramento para a fase final da competição, no dia 3 de Setembro, na África do Sul, no desafio da segunda mão.
Para a mesma eliminatória, os Bafana Bafana da África do Sul afastaram os Celacanto das Ilhas Comores, apesar da igualdade sem golos no Estádio Volkswagen Dobsonville, na cidade de Soweto, em jogo referente à segunda mão.
No primeiro desafio, disputado no dia 22 deste mês, os sul-africanos venceram as Comores, no Estádio do Complexo Desportivo Nacional da Côte d’Ôr, na cidade de Port Louis, por 1-0.
A Tanzânia também passou para a derradeira eliminatória de acesso à fase final do CHAN da Argélia. Depois de vencer a Somália na primeira mão por 1-0, dominou a segunda mão por 2-1.
A Tanzânia vai defrontar, na derradeira eliminatória, a similar do Botswana, que, na eliminatória diante de eSwatini, saiu sorridente, após empate fora de portas, a dois golos.
Na primeira mão, Botswana e eSwatini empataram sem abertura de contagem e, na segunda mão, em Manzini, houve empate a dois golos que garante passagem dos tswanas, pelo empate a golos fora de portas.
Assim, além do embate entre Angola vs África e Sul e Botswana vs Tanzânia, a região austral terá, ainda, o jogo entre Moçambique e Malawi, para apurar as três selecções que vão disputar a fase final do CHAN da Argélia, em Janeiro e Fevereiro de 2023.
NIGÉRIA E GANA DEFINEM APURAMENTO AO CHAN
Rivais eternos, Nigéria e Gana vão lutar por um lugar no Campeonato das Nações Africanas de 2023 (CHAN).
O Gana derrotou o Benim por 4-0, no agregado das duas mãos para marcar encontro com as Super Águias. As Estrelas Negras do Gana venceram a partida da primeira mão por 3-0, em Cape Coast, e venceram a segunda mão por 1-0, no Stade de l’Amittie, em Cotonou.
Gana vai receber o jogo da primeira mão entre os dias 26 a 28 de Agosto em Cape Coast, enquanto a segunda mão terá lugar na Nigéria entre os dias 1 e 3 de Setembro de 2022.
O vencedor do concurso entre Nigéria e Gana qualifica-se para o CHAN 2023.
Outra selecção apurada para a última eliminatória de qualificação ao CHAN é o Senegal. Apesar de ter perdido na segunda mão, diante da Libéria, no novo estádio Abdoulaye Wade, os terceiros classificados do Cosafa levavam uma vantagem confortável de 3-0 do embate da primeira mão e conseguiram, assim, passar à fase seguinte.
Os senegaleses defrontam a Guiné-Bissau na segunda e última jornada. Os Djurtus garantiram a qualificação após afastarem a Gâmbia na marcação das grandes penalidades, por 5-3.
As duas selecções terminaram empatadas no agregado a um golo, depois de a Guiné-Bissau ter vencido pelo mesmo resultado de 1-0 com que a Gâmbia tinha vencido na primeira mão.
Outras selecções qualificadas à fase seguinte são a Serra Leoa, que afastou Cabo Verde por 3-2 no agregado. Serra Leoa venceu na primeira mão por 2-0 em sua casa e este fim-de-semana perdeu fora de portas por 2-1, garantindo a última eliminatória de acesso ao CHAN 2023.
Etiópia e Djibuti também vão disputar acesso à fase final na última eliminatória. Os etíopes eliminaram o Sudão do Sul com uma goleada de 5-0 na segunda mão, em casa, depois do nulo sem abertura de contagem, na primeira mão.
Já o Djibuti afastou o Burundi nas grandes penalidades, por 4-2. Na primeira mão, o Burundi venceu em casa por 2-1, mesmo resultado alcançado pelo Djibuti na segunda mão, levando o jogo às grandes penalidades, tendo vencido por 4-2.
AGREGADOS DOS RESULTADOS DA PRELIMINAR DO CHAN 2023
Comores 0-1 África do Sul
Etiópia 5-0 Sudão do Sul
Malawi* – Zimbabwe
Seychelles 0-4 Madagáscar
Somália 1-3 Tanzânia
Botswana 2-2 eSwatini
Gâmbia (3)1-1(5) Guiné-Bissau
Burundi (2)3-3(4) Djibouti
Maurícias 0-3 Angola
Moçambique 1-0 Zâmbia
Gana 4-0 Benim
Libéria 2-4 Senegal
Serra Leoa 3-2 Cabo Verde
*Malawi qualificou-se sem jogar diante do Zimbabwe devido à sanção imposta pela FIFA ao Zimbabwe