O País – A verdade como notícia

UEM recebe feira de resíduos sólidos em Maputo

Fotos: Tindziva

O Projecto Ntoko promove, entre os dias 3 e 5, a primeira edição do Ecomissava, uma feira de resíduos sólidos, no Campus da Universidade Eduardo Mondlane (UEM), na Cidade de Maputo.

A iniciativa com o lema “Tornando o futuro mais sustentável” surge como parte da acção de responsabilidade social da Ntoko e porque o reaproveitamento dos resíduos sólidos em Moçambique ainda é um desafio.

Trata-se de uma feira que vai juntar vários intervenientes para expor os seus produtos e serviços ecológicos, para além de realização de debates em torno dos resíduos sólidos, com o objectivo de mostrar aos jovens e ao público em geral que é criando que se aprende, a partir de experiências reais e sólidas de empresas e iniciativas que estarão em exposição e que haja consciencialização de que, afinal, o lixo pode ser transformado em luxo.

De acordo com Márcia Jone, directora da Ntoko, citada na nota de imprensa, será uma feira virada a aspectos ambientais, o que poderá atrair empreendedores na área de resíduos sólidos e, por essa via, praticarem a reciclagem.

A feira será mista, cruzando os debates e a exposição em simultâneo. Enquanto os diversos painéis discutem sobre a necessidade do reaproveitamento dos resíduos sólidos, na parte exterior, os feirantes irão expor o seu trabalho e, ao mesmo tempo, mostrar como têm realizado as suas actividades exploração consciente dos resíduos.

Na feira, haverá de tudo que cumpre o processo de reaproveitamento e reutilização dos resíduos sólidos.

Ecomissava, que combina o ecossistema e a terra (missava, em changana), é uma feira organizada pela Ntoko, e conta com a parceria do Conselho Municipal de Maputo, da Universidade Eduardo Mondlane (UEM) e da Secretaria do Estado da Juventude e Emprego.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos