A Rússia deve contribuir para a reconstrução das infra-estruturas destruídas desde que invadiu a Ucrânia, considera a presidente da Comissão Europeia e esclarece que os advogados da entidade estão a trabalhar intensamente para encontrar maneiras de usar os bens congelados dos oligarcas nessa reconstrução.
Desde a invasão russa à Ucrânia, vários oligarcas russos viram os seus bens congelados em alguns países, em linha com as sanções impostas pelo Ocidente.
Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, sugere que esses bens sejam usados para pagar a reconstrução da Ucrânia quando a guerra terminar e sublinha que a Rússia deve ter responsabilidades nessa restauração.
“Eu acho que a Rússia devia fazer a sua contribuição”, afirmou a líder europeia e sublinhou que os advogados do órgão que dirige estão a trabalhar intensamente, para encontrar maneiras possíveis de usar os bens congelados dos oligarcas russos para a referida reconstrução.
A Comissão Europeia entende ainda que a reconstrução das infra-estruturas ucranianas deve ser pensada já, assim como as reformas que o país terá de fazer para se juntar à União Europeia.