O País – A verdade como notícia

Turcos decidem hoje continuidade de Erdogan na presidência

A continuidade do Presidente Recep Erdogan, islamista conservador na liderança da Turquia há 20 anos, será hoje decidida na segunda volta das eleições presidenciais, perante o rival Kemal Kiliçdaroglu, centro-esquerda e laico.

Erdogan, que desde 2017 assumiu um estrito regime presidencialista com crescentes características autoritárias, consolidou-se como favorito na primeira volta ao obter 49,5% dos votos expressos (muito perto da fasquia dos 50% que evitaria uma segunda ronda), face aos 44,9% do líder opositor, que contestou os resultados oficiais.

Segundo escreve a DW, Recep Tayyip Erdogan apelou aos apoiantes para que votem a partir das primeiras horas e para que convençam aqueles não votaram na primeira volta a ir às urnas. Já Kemal Kiliçdaroglu, num comício em Ancara, exortou “aqueles que amam a sua pátria” a “proteger as urnas”.

Na primeira volta, a 14 de Maio, a taxa de participação eleitoral foi de 87,04%, mais 0,8 pontos percentuais do que em 2018.

Kiliçdaroglu lidera uma coligação da oposição, invulgarmente unida, composta por conservadores, partidos seculares e nacionalistas. Comprometeu-se a aumentar a segurança, aliviar a crise económica e a expulsar milhões de requerentes de asilo da Turquia.

Erdogan, cujo partido obteve a maioria no parlamento a 14 de Maio, prometeu salários mais altos, mais investimento e políticas sociais mais conservadoras.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos