O País – A verdade como notícia

Trump pede que processo na Georgia seja separado dos outros 18 arguidos

Foto: CNN Brasil

O ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump pediu esta quinta-feira ao tribunal da Georgia que separe o seu processo, onde é acusado de tentar anular ilegalmente os resultados das eleições de 2020, dos outros 18 arguidos.

Este pedido surge depois de a procuradora responsável pelo caso ter pedido que todos fossem julgados ao mesmo tempo.

Os advogados do antigo presidente apresentaram um documento no tribunal distrital de Fulton (Georgia) no qual pedem que o caso de Trump seja separado dos restantes réus, que solicitaram um julgamento rápido.

Este pedido surge depois de, na terça-feira, a procuradora responsável pelo caso, Fani Willis, ter pedido que todos fossem julgados ao mesmo tempo.

O tribunal ainda não decidiu se aprova ou não a proposta de Willis, o que significaria que o julgamento teria início em 23 de Outubro, uma vez que o juiz Scott McAfee já decidiu que essa será a data do arranque do processo contra um dos arguidos, o advogado Kenneth Chesebro.

Na opinião dos advogados de Trump, esta data não dá ao ex-presidente tempo suficiente para preparar a sua defesa.

“Exigir menos de dois meses de preparação para defender uma acusação de 98 páginas, com 19 réus, com 41 acusações diversas, incluindo uma de conspiração, violaria os direitos constitucionais federais e estaduais do presidente Trump a um julgamento justo e ao devido cumprimento legal do processo”, salientam os advogados num documento divulgado pelo jornal The Hill, citados pelo Notícias ao Minuto.

Trump declarou-se esta quinta-feira inocente das 13 acusações contra si na Georgia por tentativa de manipulação dos resultados das eleições de 2020 naquele Estado, nas quais perdeu por uma estreita margem para o democrata e atual Presidente Joe Biden.

O ex-presidente também renunciou “livre e voluntariamente” ao seu direito de estar presente numa acusação formal em tribunal, marcada para 06 de setembro.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos