O País – A verdade como notícia

Trump anuncia equipa para segurança do Mundial 2026

Os Estados Unidos da América, México e Canadá vão receber o campeonato do mundo em 2026. Entretanto, neste momento, vivem períodos de tensão, uma vez que Donald Trump quer impor tarifas nas importações de viaturas e outros produtos aos dois países vizinhos. Ainda assim, Trump considera que a tensão vai tornar a preparação e a prova emocionantes.

O presidente dos Estados Unidos da América, Donald Trump, revelou que criou uma equipa de trabalho para a preparação do Mundial de 2026. 

A equipa, que será liderada pelo próprio Presidente norte-americano, vai coordenar a segurança e o planeamento do governo federal para o torneio de futebol, que deverá atrair milhares de turistas para os três países anfitriões.

Vamos estabelecer uma task force muito importante, na Casa Branca, e no campeonato do Mundo de FIFA de 2026, que, como vocês sabem, é um grande evento. Eu vou ser presidente durante o Campeonato do Mundo e durante os Jogos Olímpicos, que nós fizemos muito esforço para conseguir. E, claro, teremos também o nosso 250º aniversário.

Os preparativos para receber o Campeonato do Mundo já começaram. No entanto, as relações entre EUA, México e Canadá continuam tensas, uma vez que Trump tem vindo, repetidamente, a ameaçar impor tarifas a estes dois países. 

Ainda assim, até ao momento, as taxas em referência não foram implementadas, porque, apesar da ameaça, o presidente dos Estados Unidos recuou da decisão, por enquanto. E explicou que a tensão torna a preparação das principais competições futebolísticas mais emocionante.

Eu acho que vai tornar isto mais emocionante. As tensões são boas, é uma coisa boa. Eu acho que torna isso muito mais emocionante. 

Por sua vez, o presidente da FIFA, Gianni Infantino, notou que a criação da equipa referida por Trump vai garantir que os visitantes de várias partes do mundo se sintam seguros nos Estados Unidos.

“Obrigado, senhor presidente, por estabelecer esta task force, porque é importante que todos que venham para a América se sintam seguros. Sintam-se bem-vindos. E é por isso que é importante que o governo coloque esta Task Force na Casa Branca, gerida pelo presidente, que mostra a importância dos campeonatos mundiais”

Esta é a primeira vez que o mundial de futebol é dividido por três países. 

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos