A Turquia vai desencadear uma intervenção militar no norte da Síria, por isso a Casa Branca anunciou a retirada das tropas dos EUA estacionadas na Síria na fronteira com a Turquia.
"As forças americanas não apoiarão nem se envolverão na operação e as forças americanas, que derrotaram o Estado Islâmico não estarão mais nas imediações", disse a Casa Branca em comunicado, citado pelo Notícias ao Minuto.
O Presidente turco disse no sábado que "está iminente" uma intervenção militar em território sírio contra milícias curdas e que terminou a paciência de Ancara para esperar pelo apoio dos Estados Unidos.
"Fizemos todos os preparativos, concluímos os planos da operação. Demos as ordens necessárias", disse o chefe de Estado turco, num discurso perante membros do Partido da Justiça e Desenvolvimento (AKP), do qual é líder.
A Turquia vem pressionando os Estados Unidos para criar uma zona dita segura na Síria, uma faixa de 30 quilómetros ao longo da fronteira, onde planeia reinstalar refugiados sírios.