O País – A verdade como notícia

Trocas comerciais entre Moçambique e China cresceram 10,47% entre Janeiro e Abril deste ano

As relações comerciais entre China e Moçambique situaram-se em 783 milhões de dólares nos primeiros quatro meses deste ano. O volume representa um crescimento na ordem de 10,47%, face ao igual período de 2018. 

O volume das exportações moçambicanas para China atingiu o montante de 218 milhões de dólares entre Janeiro e Abril de 2019. No sentido inverso, Pequim vendeu à Maputo bens no valor de 564 milhões de dólares.

Quando comparado com igual período do ano passado, consta que as trocas comerciais sino-moçambicanas cresceram 10,47%, para 783 milhões de dólares. Contudo, a balança comercial é desfavorável para Moçambique, com um saldo negativo de 346 milhões de dólares.

No global, o comércio entre a China e os países lusófonos aumentou 11,99% no período em análise, para cerca de 46.2 biliões de dólares, segundo dados oficiais divulgados pelo Fórum Macau.

Brasil foi o maior parceiro comercial daquele país asiático nos primeiros quatro meses deste ano, que representou 74% do total das transações, mais 16,34% que no período homólogo, com Angola e Portugal a fecharem o pódio.

 

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos